DSpace/Manakin Repository

Importância da relação professor- aluno para a permanência ou desistência de alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa de monografia discute fatores que levam a evasão escolar, dando ênfase aos principais aspectos que permeiam a relação professor-aluno em sala de aula. Para que esta pesquisa seja efetivada tentamos responder a seguinte indagação: de que forma a relação professor-aluno influencia na evasão de crianças do 5° ano do Ensino Fundamental I. A partir dos seguintes objetivos: identificar que estímulo o professor proporciona ao educando para sua permanência em sala de aula e refletir a forma como se da a relação professor-aluno. Para a elaboração do referencial teórico utilizamos um conjunto de teóricos para respaldar esta pesquisa: Kullok (2002); Libaneo (2003); Fontana (1998); dentre outros, para que nos dessem subsidio para uma compreensão acercada temática pesquisada. As informações foram coletadas a partir da entrevista semi-estruturada com cinco alunas do 5° ano do Ensino fundamental I de uma escola publica municipal da cidade de Triunfo/PB; observações da pratica de sala de aula, bem como anotações no caderno de campo. A monografia esta dividida em quatro capítulos: no primeiro temos uma discussão voltada para a Relação professor-aluno: contribuição para amenizar a evasão escolar; no segundo temos os Procedimentos metodológicos e por ultimo temos a Analise dos dados. Os resultados obtidos nos permitiram perceber que a saída de crianças da escola esta relacionada a falta de motivação; a relação professor-aluno quando e aversiva; as dificuldades relacionadas ao próprio ambiente familiar, bem como escolar. Esses dados foram evidenciados nas falas das alunas participantes da pesquisa. Concluímos que existe a necessidade de uma mudança nas atitudes e posturas assumidas pelos professores na escola, no que se refere a relação professor-aluno, para que possam propiciar o desenvolvimento e a formação do educando, ao mesmo tempo em que percebemos que os fatores relacionados a esta relação podem influenciar na evasão escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Importância da relação professor- aluno para a permanência ou desistência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract This monograph research discusses factors that lead to school dropout, emphasizing the main aspects that permeate the teacher-student relationship in the classroom. For this research to be carried out we try to answer to following question: how does the teacher-student relationship influence the dropout of children from the 5th year of Elementary School I. From the following objectives: to identify what stimulus the teacher provides the student to their stay in the classroom and reflect the way in which the relationship teacher Student. For the elaboration of the theoretical framework we used a set of theorists to support this research: Kullok (2002); Lebanese (2003); Fontana (1998); among others, to give us subsidy for a close understanding of the research theme. The information was collected from the semi-structured interview with five students of the 5th year of Education elementary I of a public public school in the city of Triunfo / PB; observations of classroom practice, as well as notes in the notebook field. The monograph is divided into four chapters: in the first one we have a discussion focused on the teacher-student relationship: contribution to mitigate school dropout; in the second we have the methodological procedures and by last we have the analysis of the data. The results obtained allowed us to realize that the children's leaving school is related to the lack of motivation; the teacher-student relationship when it is aversive; the difficulties related to the family environment, as well as school. These data were evidenced in the speeches of the students participating in the research. We conclude that there is a need for a change in attitudes and postures assumed by teachers at school, regarding the relationship teacher-student, so that they can foster development and training of the student, at the same time that we realize that the factors related to this relationship can influence school dropout. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13374
dc.date.accessioned 2020-07-17T18:39:12Z
dc.date.available 2020-07-17
dc.date.available 2020-07-17T18:39:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação- professor- aluno pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gilvanete Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Importance of the teacher-student relationship for the permanence or dropout of 5th grade students. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilvanete Maria da. Importância da relação professor- aluno para a permanência ou desistência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta