dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa de monografia discute fatores que levam a evasão escolar,
dando ênfase aos principais aspectos que permeiam a relação professor-aluno
em sala de aula. Para que esta pesquisa seja efetivada tentamos responder a
seguinte indagação: de que forma a relação professor-aluno influencia na
evasão de crianças do 5° ano do Ensino Fundamental I. A partir dos seguintes
objetivos: identificar que estímulo o professor proporciona ao educando para
sua permanência em sala de aula e refletir a forma como se da a relação
professor-aluno. Para a elaboração do referencial teórico utilizamos um
conjunto de teóricos para respaldar esta pesquisa: Kullok (2002); Libaneo
(2003); Fontana (1998); dentre outros, para que nos dessem subsidio para uma
compreensão acercada temática pesquisada. As informações foram coletadas
a partir da entrevista semi-estruturada com cinco alunas do 5° ano do Ensino
fundamental I de uma escola publica municipal da cidade de Triunfo/PB;
observações da pratica de sala de aula, bem como anotações no caderno de
campo. A monografia esta dividida em quatro capítulos: no primeiro temos uma
discussão voltada para a Relação professor-aluno: contribuição para amenizar
a evasão escolar; no segundo temos os Procedimentos metodológicos e por
ultimo temos a Analise dos dados. Os resultados obtidos nos permitiram
perceber que a saída de crianças da escola esta relacionada a falta de
motivação; a relação professor-aluno quando e aversiva; as dificuldades
relacionadas ao próprio ambiente familiar, bem como escolar. Esses dados
foram evidenciados nas falas das alunas participantes da pesquisa.
Concluímos que existe a necessidade de uma mudança nas atitudes e
posturas assumidas pelos professores na escola, no que se refere a relação
professor-aluno, para que possam propiciar o desenvolvimento e a formação
do educando, ao mesmo tempo em que percebemos que os fatores
relacionados a esta relação podem influenciar na evasão escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Importância da relação professor- aluno para a permanência ou desistência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This monograph research discusses factors that lead to school dropout,
emphasizing the main aspects that permeate the teacher-student relationship
in the classroom. For this research to be carried out we try to answer to
following question: how does the teacher-student relationship influence the
dropout of children from the 5th year of Elementary School I. From the following
objectives: to identify what stimulus the teacher provides the student to
their stay in the classroom and reflect the way in which the relationship
teacher Student. For the elaboration of the theoretical framework we used a
set of theorists to support this research: Kullok (2002); Lebanese
(2003); Fontana (1998); among others, to give us subsidy for a
close understanding of the research theme. The information was collected
from the semi-structured interview with five students of the 5th year of Education
elementary I of a public public school in the city of Triunfo / PB;
observations of classroom practice, as well as notes in the notebook
field. The monograph is divided into four chapters: in the first one we have a
discussion focused on the teacher-student relationship: contribution to mitigate
school dropout; in the second we have the methodological procedures and by
last we have the analysis of the data. The results obtained allowed us to
realize that the children's leaving school is related to the lack of
motivation; the teacher-student relationship when it is aversive; the difficulties
related to the family environment, as well as school. These data
were evidenced in the speeches of the students participating in the research.
We conclude that there is a need for a change in attitudes and
postures assumed by teachers at school, regarding the relationship
teacher-student, so that they can foster development and training
of the student, at the same time that we realize that the factors
related to this relationship can influence school dropout. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13374 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T18:39:12Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T18:39:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação- professor- aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gilvanete Maria da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Importance of the teacher-student relationship for the permanence or dropout of 5th grade students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gilvanete Maria da. Importância da relação professor- aluno para a permanência ou desistência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |