dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inclusão educational voltada para pessoas com necessidades educativas especiais (NEE's) e
uma pratica inovadora no desenvolvimento institucional da escola e do sujeito, assegurando
uma educação de qualidade a todos em um crescente processo evolutivo de construção e
reconstrução no cenário educativo A opção pelo estudo foi, a principio, por inquietação em
descobrir como a escola regular lida com a inclusão dos alunos com NEE's em sala de aula e
ate que ponto contribui para o processo de aprendizagem do educando. Assim, o trabalho tem
o objetivo de identificar como acontece a inserção dos alunos com NEE's no ensino
fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com alunos do
segundo ano do Ensino Fundamental. A analise obtida através da coleta de dados partiu dos
seguintes instrumentos de coleta de dados: observação sistemática, entrevista semi-
estruturada, aula teste e os documentos de memorias - (diario de campo e portfolio); tendo
como base os estudos de Andre (2005); Matos, Vieira (2002) e Gonçalves (2003). As
verificações constaram que os alunos com NEE's são bem acolhidos e aceitos pelos colegas,
professores e funcionários. Mediante, as atividades desenvolvidas foi possível trabalhar
adaptando os conteúdos programados, atendendo assim, as necessidades dos alunos com
necessidades especiais, como também, dos ditos normais. Com base nos resultados, a inclusão
educational de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e de fundamental
importância no fazer pedagógico, para o desenvolvimento da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Educational inclusion aimed at people with special educational needs (SENs) and
an innovative practice in the institutional development of the school and the subject, ensuring
quality education for all in a growing evolutionary process of construction and
reconstruction in the educational scenario The option for the study was, at first, due to unrest in
discover how the regular school deals with the inclusion of SEN students in the classroom and
the extent to which it contributes to the student's learning process. So, the work has
the objective of identifying how the students with SENs are inserted in teaching
fundamental. This is a qualitative research, carried out with students from the
second year of Elementary School. The analysis obtained through data collection started from
following data collection instruments: systematic observation, semi-interview
structured, test class and the documents of memories - (field diary and portfolio); by having
based on the studies by Andre (2005); Matos, Vieira (2002) and Gonçalves (2003). At
verifications found that students with SEN's are welcomed and accepted by colleagues,
teachers and staff. Through the developed activities it was possible to work
adapting the programmed contents, thus meeting the needs of students with
special needs, as well as the so-called normal. Based on the results, inclusion
educational program for children, young people and adults with special and fundamental needs
importance in teaching, for the development of the child. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13379 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-17T19:29:04Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-17T19:29:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão educacional - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças com necessidades de educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino regular |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational inclusion - children |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Children with special education needs |
pt_BR |
dc.subject |
Regular education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational inclusion of people with educational and special needs in regular education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira. Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |