dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa aborda a importância da relação professor-aluno para a
aprendizagem escolar de cinco alunos/as do 3° ano do Ensino Fundamental de uma
escola publica no Distrito de lara/CE. Partindo dessa temática procuramos
responder a algumas indagações: porque alunos apresentam dificuldades em
manter um dialogo aberto com a professora? Como essa dificuldade pode interferir
no desenvolvimento da aprendizagem escolar? A partir dessas indagações
formulamos os objetivos: analisar a influencia e a importância da relação professor aluno para o desenvolvimento da aprendizagem escolar; identificar como ocorre a
pratica do dialogo entre estes na sala de aula e observar como acontece esta
relação. Para a organização e elaboração do referencial teórico tomamos como base
alguns teóricos: (Cagliari, 1998); (Kuethe, 1974); (Sousa, 2002); (Libâneo, 2003),
dentre outros. A Monografia esta dividida em três capítulos: no primeiro
apresentamos uma discussão teórica acerca da relação professor-aluno e sua
influencia para uma aprendizagem significativa e de sucesso. No segundo trazemos
os Procedimentos Metodológicos o qual abordamos os critérios para a escolha da
escola e dos participantes, os instrumentos para a coleta de dados - observação da
sala de aula e entrevista semi-estruturada e a importância da relação pesquisador pesquisado e no terceiro capitulo temos a analise dos dados, momento em que
discutimos fatores necessários para uma aprendizagem significativa. Os resultados
obtidos por meio das entrevistas nos permitiram perceber que a forma como os
alunos são tratados pelo professor tem uma grande influencia para a aprendizagem
escolar, como também a falta de um diálogo franco favorece o desestimulo e
compromete o processo ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da relação professor- aluno para a aprendizagem escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This research addresses the importance of the teacher-student relationship for the
school learning of five students from the 3rd year of elementary school in a
public school in the District of lara / CE. Based on this theme, we seek
answer some questions: why students have difficulties in
maintain an open dialogue with the teacher? How this difficulty can interfere
in the development of school learning? From these questions
we formulate the objectives: to analyze the influence and the importance of the teacher-student relationship for the development of school learning; identify how the
practice the dialogue between them in the classroom and observe how this
relationship. For the organization and elaboration of the theoretical framework we take as a base
some theorists: (Cagliari, 1998); (Kuethe, 1974); (Sousa, 2002); (Libâneo, 2003),
among others. The Monograph is divided into three chapters: the first
we present a theoretical discussion about the teacher-student relationship and its
influences for meaningful and successful learning. In the second we bring
Methodological Procedures which address the criteria for choosing the
school and participants, the instruments for data collection - observation of
classroom and semi-structured interview and the importance of the researched researcher relationship and in the third chapter we have the data analysis, moment when
we discussed factors necessary for meaningful learning. The results
obtained through the interviews allowed us to realize that the way
students are treated by the teacher has a great influence on learning
school, but also the lack of frank dialogue favors discouragement and
compromises the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13384 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-18T14:35:22Z |
|
dc.date.available |
2020-07-18 |
|
dc.date.available |
2020-07-18T14:35:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELÍCIO, Gisele Feitosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of the teacher-student relationship for school learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELÍCIO, Gisele Feitosa. A importância da relação professor- aluno para a aprendizagem escolar. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |