DSpace/Manakin Repository

Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo 0 presente trabalho objetiva enfocar o desenvolvimento de atividades lúdicas nas series iniciais do ensino fundamental sendo utilizadas como atividades educativas que favorecem o desenvolvimento do aluno em diferentes âmbitos, desde as relações pessoais até as relações sociais. O estudo aqui realizado buscou reconhecer como tais atividades são realizadas no contexto escolar bem como entender o envolvimento dos alunos com jogos e brincadeiras e o relacionamento professor-aluno diante da realização das atividades. Baseada na pesquisa de estudo de caso e tendo uma abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observações, portfólio e diário de campo, o qual foi construído no período de estagio supervisionado, os dois últimos serviram como fonte de pesquisa de acordo com a Nova Historia Cultural. A pesquisa também aborda as vivencias tidas durante o período de estagio supervisionado, destacando o rendimento adquirido com a realização de atividades lúdicas tão presentes fora do contexto escolar que favorecem o crescimento saudável das crianças. Ficou claro com a realização da pesquisa que a harmonia entre concertos e praticas, ou seja, a união do saber e do fazer norteados pela reflexão e essencial para uma formação de qualidade do professor. Diante da atuação em sala de aula foi bastante perceptível o prazer despertado na criança quando as atividades, dentro da sala, são realizadas com aporte a ludicidade, bem como o saber significativo despertado com tais brincadeiras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract The present work aims to focus on the development of recreational activities in initial series of elementary school being used as educational activities that favor the development of the student in different areas, from the personal relationships to social relationships. The study conducted here sought to recognize how such activities are carried out in the school context as well as understand students' involvement with games and play and the relationship teacher-student when performing activities. Based on research case study and taking a qualitative approach, had as instruments of data collection: interviews, observations, portfolio and field diary, which was built in the supervised internship period, the last two served as research source according to the Nova Historia Cultural. Research also addresses the experiences taken during the period of supervised internship, highlighting the income acquired from carrying out recreational activities as present outside the school context that favor the healthy growth of children. It became clear with the research that the harmony between concerts and practices, that is, the union of knowledge and doing guided by reflection and essential for quality teacher training. Given the performance in classroom was very noticeable the pleasure aroused in the child when the activities, inside the room, are carried out with a playfulness, as well as the significant knowledge awakened by such games. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13385
dc.date.accessioned 2020-07-18T14:52:03Z
dc.date.available 2020-07-18
dc.date.available 2020-07-18T14:52:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Instruções através de jogos pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Playful activities pt_BR
dc.subject Instructions through games pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Helena Bruna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playful activities in the early grades of elementary school: a way of educating. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Helena Bruna. Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta