dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
0 presente trabalho objetiva enfocar o desenvolvimento de atividades lúdicas nas
series iniciais do ensino fundamental sendo utilizadas como atividades educativas
que favorecem o desenvolvimento do aluno em diferentes âmbitos, desde as
relações pessoais até as relações sociais. O estudo aqui realizado buscou
reconhecer como tais atividades são realizadas no contexto escolar bem como
entender o envolvimento dos alunos com jogos e brincadeiras e o relacionamento
professor-aluno diante da realização das atividades. Baseada na pesquisa de
estudo de caso e tendo uma abordagem qualitativa, teve como instrumentos de
coleta de dados: entrevistas, observações, portfólio e diário de campo, o qual foi
construído no período de estagio supervisionado, os dois últimos serviram como
fonte de pesquisa de acordo com a Nova Historia Cultural. A pesquisa também
aborda as vivencias tidas durante o período de estagio supervisionado,
destacando o rendimento adquirido com a realização de atividades lúdicas tão
presentes fora do contexto escolar que favorecem o crescimento saudável das
crianças. Ficou claro com a realização da pesquisa que a harmonia entre
concertos e praticas, ou seja, a união do saber e do fazer norteados pela reflexão
e essencial para uma formação de qualidade do professor. Diante da atuação em
sala de aula foi bastante perceptível o prazer despertado na criança quando as
atividades, dentro da sala, são realizadas com aporte a ludicidade, bem como o
saber significativo despertado com tais brincadeiras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to focus on the development of recreational activities in
initial series of elementary school being used as educational activities
that favor the development of the student in different areas, from the
personal relationships to social relationships. The study conducted here sought to
recognize how such activities are carried out in the school context as well as
understand students' involvement with games and play and the relationship
teacher-student when performing activities. Based on research
case study and taking a qualitative approach, had as instruments of
data collection: interviews, observations, portfolio and field diary, which was
built in the supervised internship period, the last two served as
research source according to the Nova Historia Cultural. Research also
addresses the experiences taken during the period of supervised internship,
highlighting the income acquired from carrying out recreational activities as
present outside the school context that favor the healthy growth of
children. It became clear with the research that the harmony between
concerts and practices, that is, the union of knowledge and doing guided by reflection
and essential for quality teacher training. Given the performance in
classroom was very noticeable the pleasure aroused in the child when the
activities, inside the room, are carried out with a playfulness, as well as the
significant knowledge awakened by such games. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13385 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-18T14:52:03Z |
|
dc.date.available |
2020-07-18 |
|
dc.date.available |
2020-07-18T14:52:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Instruções através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.subject |
Instructions through games |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Helena Bruna. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playful activities in the early grades of elementary school: a way of educating. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Helena Bruna. Atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de educar. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |