dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia aborda a interretacão professor-aluno no processo de aquisição
da leitura e da escrita, a partir da seguinte questão: de que maneira a relação
professor-aluno interfere no processo de aprendizagem da leitura de crianças do
2° ano do Ensino fundamental. Para responder a esse questionamento
formulamos os seguintes objetivos: Analisar aspectos relevantes de ensino-
aprendizagem viabilizados por diversas formas de interação e dialogo; identificar
dificuldades existentes na relação professor-aluno que favorecem ou prejudicam o
processo ensino-aprendizagem, alem disso, observar como o processo de
desenvolvimento de crianças, pode ser transformado pelas interações e relações
de ensino no âmbito da sala de aula. Esta pesquisa apresenta uma
contextualização da assimilação da leitura no ambiente da sala de aula, atentando
para o fato de que as relações interpessoais podem afetar de maneira imediata a
tao almejada aquisição da leitura. Sendo assim, como pressupostos teóricos,
elencamos: Alonso (2003); Barbosa (2004); Neto (1994); Ferreiro (1992); Lemle
(1987); Terzi (1995) que trabalham com a temática. Esta pesquisa foi realizada
com cinco alunos do 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola publica da
cidade de Jerico/PB. Dessa forma, esse estudo divide-se em três capítulos, o qual
o primeiro expõe uma breve discussão teórica sobre a importância da leitura. Já o
segundo aborda os Procedimentos Metodológicos a partir da importância da
relação pesquisador-sujeito e os instrumentos de coleta de dados. Por fim, no
terceiro capitulo trazemos os resultados da pesquisa que revelam os pontos
negatives e positivos quanto ao ensino de leitura, fornecendo pistas para
modificarmos a leitura mecânica/decodificadora em reflexiva/critica. Por isso,
finalizamos nossas abordagens apontando a importância da relação professor-
aluno para que a aprendizagem da leitura ganhe novo sentido independente dos
contextos situacionais, dentro ou fora da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A Interrelação professor/aluno no processo de aquisição da leitura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This monograph addresses the teacher-student interaction in the acquisition process
reading and writing, starting from the following question: how the relationship
teacher-student interferes in the learning process of reading children from the
2nd year of elementary school. To answer this question
formulate the following objectives: To analyze relevant aspects of
learning made possible by different forms of interaction and dialogue; identify
difficulties existing in the teacher-student relationship that favor or hinder the
teaching-learning process, in addition, to observe how the process of
development of children, can be transformed by interactions and relationships
teaching within the classroom. This research presents a
contextualization of the assimilation of reading in the classroom environment,
to the fact that interpersonal relationships can immediately affect the
so desired acquisition of reading. Therefore, as theoretical assumptions,
we list: Alonso (2003); Barbosa (2004); Neto (1994); Ferreiro (1992); Lemle
(1987); Terzi (1995) who work with the theme. This research was carried out
with five students from the 2nd year of elementary school in a public school in the
city of Jerico / PB. Thus, this study is divided into three chapters, which
the first presents a brief theoretical discussion on the importance of reading. The
The second addresses Methodological Procedures based on the importance of
researcher-subject relationship and data collection instruments. Finally, in the
third chapter we bring the results of the research that reveal the points
negatives and positives regarding the teaching of reading, providing clues to
we change the mechanical / decoding reading into reflective / critical. That is why,
we ended our approaches by pointing out the importance of the teacher-teacher relationship
student so that the learning of reading gains new meaning independent of the
situational contexts, inside or outside the school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13387 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-18T18:56:08Z |
|
dc.date.available |
2020-07-17 |
|
dc.date.available |
2020-07-18T18:56:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Learning to read |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maria do Rosário Linhares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher / student interrelation in the reading acquisition process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria do Rosário Linhares de. A Interrelação professor/aluno no processo de aquisição da leitura. 2010. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |