DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho analisa as reflexões decorrentes de um estudo sobre as dificuldades de aprendizagens nas series iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse estudo e mostrar que o contexto escolar deve ser voltado as mudanças que ocorrem através das transmissões do conhecimento e questionando assim todos os elementos necessários diante dos questionamentos sobre o ensinar e o aprender. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevistas e observações, além do portfolio e o diário de campo, como fontes de pesquisa documental. Nessa perspectiva, os resultados extraídos contribuem de forma direta para a compreensão de questionamentos ligados a aprendizagem de maneira que possibilite a concretização das mudanças na vivencia escolar. Nesse sentido a relação professor- aluno e uma realidade que se torna um aspecto central de elementos que influenciam nas dificuldades contidas na aprendizagem das series iniciais. Portanto, a temática visa compreender a pratica educacional, como ponto primordial do processo de ensino/aprendizagem para obter uma interação entre o docente e o discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This work analyzes the reflections resulting from a study on the difficulties of learning in the early grades of elementary school. The aim of this study is to show that the school context should be geared to the changes that occur through the transmission of knowledge and thus questioning all the necessary elements in the face of questions about teaching and learning. We started with a qualitative research, using interviews and observations as an instrument for data collection, in addition to the portfolio and the field diary, as sources of documentary research. In this perspective, the results extracted directly contribute to the understanding of questions related to learning in a way that enables the realization of changes in the school experience. In this sense, the teacher-student relationship is a reality that becomes a central aspect of elements that influence the difficulties contained in the learning of the initial grades. Therefore, the theme aims to understand the educational practice, as a fundamental point of the teaching / learning process to obtain an interaction between the teacher and the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13388
dc.date.accessioned 2020-07-19T16:51:36Z
dc.date.available 2020-07-19
dc.date.available 2020-07-19T16:51:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental- séries iniciais pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Learning difficulties pt_BR
dc.subject Elementary school - initial grades pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Irla Soraia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning difficulties in the early grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Irla Soraia de. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta