dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o
desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir
como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se
do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no
aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao
mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto
humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico
capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na
Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com
uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos
para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o
estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes
documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de
aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno
acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se
que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno
um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do
educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a
fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para
trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual
o alunado seja agente da sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-11 |
|
dc.description.abstract |
The present monographic work aimed to analyze the
student development amid playfulness and at the same time discussing
how these playful activities contribute to learning. Thus,
of the principle that the ludic presents a perspective of entertainment in the
learn the school contents, in order to involve the student and the
while providing you with more effective growth, both in terms of
human as well as intellectually, in the sense of becoming a critical individual
able to deal with the situations around him. The research was carried out at
Vitoria Bezerra Municipal School, located in the city of Cajazeiras PB, with
a class of 31 students from the 2nd year of elementary school. The instruments
for data collection were interviews, observations, a test class and the
supervised teaching internship lasting 18 days, using sources
documents, such as the field diary and the portfolio made up of
class. The analysis of the data allowed to understand the positioning of the student
about playfulness and how it is that dynamic in the classroom. It was concluded
that the ludic brings this dynamism to the classroom, providing the student
a more comprehensive development, thus reaching all aspects of the
being physical, psychological, social and it is up to the educator to know the
the purposes of playfulness as well as the family and the school, in order to
work together, aiming to promote quality education, in which
students should be agents of their learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-19T17:05:30Z |
|
dc.date.available |
2020-07-19 |
|
dc.date.available |
2020-07-19T17:05:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Joelma Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playful in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |