Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2010-11
dc.description.abstract The present monographic work aimed to analyze the student development amid playfulness and at the same time discussing how these playful activities contribute to learning. Thus, of the principle that the ludic presents a perspective of entertainment in the learn the school contents, in order to involve the student and the while providing you with more effective growth, both in terms of human as well as intellectually, in the sense of becoming a critical individual able to deal with the situations around him. The research was carried out at Vitoria Bezerra Municipal School, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 31 students from the 2nd year of elementary school. The instruments for data collection were interviews, observations, a test class and the supervised teaching internship lasting 18 days, using sources documents, such as the field diary and the portfolio made up of class. The analysis of the data allowed to understand the positioning of the student about playfulness and how it is that dynamic in the classroom. It was concluded that the ludic brings this dynamism to the classroom, providing the student a more comprehensive development, thus reaching all aspects of the being physical, psychological, social and it is up to the educator to know the the purposes of playfulness as well as the family and the school, in order to work together, aiming to promote quality education, in which students should be agents of their learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389
dc.date.accessioned 2020-07-19T17:05:30Z
dc.date.available 2020-07-19
dc.date.available 2020-07-19T17:05:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Aprendizagem através de jogos pt_BR
dc.subject Playful activities pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Learning through games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Joelma Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta