DSpace/Manakin Repository

O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico intitulado "O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Vygotsky", objetiva analisar como acontece o ensino para uma aprendizagem significativa, que estratégias de ensino são utilizadas para que aconteça a aprendizagem, como a historia de vida e os aspectos culturais de cada aluno são considerados durante o trabalho com os conteúdos programáticos da escola, e por ultimo como e acompanhado o nível de aprendizagem dos alunos. A pesquisa desenvolvida no trabalho monográfico realizou-se na E.M.E.I F. Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB numa sala do 3° ano do Ensino Fundamental I, composta por dezoito alunos e sendo um deles surdo. A pesquisa conceitua-se como estudo de caso, e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevista aos alunos e professor, e também fontes orais, memorias do presente e narrativas colhidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Fez-se uma abordagem qualitativa na coleta e analise dos dados. Utilizou-se como aporte teórico a Analise de Conteúdo de Laurence Bardin para o primeiro momento da pesquisa. E no segundo momento para a análise da vivência do Estagio Supervisionado em Docência aportou-se na Nova Historia Cultural. Diante das analises a que foram submetidos os dados colhidos durante a observação, as entrevista e Estagio, viu-se que na sala de aula pesquisada são quase que totalmente inexistentes a perspectiva postulada na teoria de Vygotsky, pois os alunos são tidos como meros pacientes no processo de aprendizagem, raramente discutem ou problematizam os conteúdos, suas vivencias do cotidiano são descartadas, e o processo de ensino e baseado na reprodução mecânica de atividades, onde não levam o aluno a pensar o porque daquela aprendizagem. Desse modo, encontra-se um dos motivos da reinação da indisciplina na sala de aula, os alunos veem muito pouco sentido em ir a escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract The present monographic work entitled "The process of teaching and learning in Vygotsky's perspective ", aims to analyze how teaching for a meaningful learning, what teaching strategies are used so that learning happens, like the life story and cultural aspects of each student are considered during the work with the syllabus contents of the school, and finally how the students' level of learning is monitored. THE research developed in the monographic work was carried out at E.M.E.I F. Vitoria Bezerra in the city of Cajazeiras - PB in a room of the 3rd year of Elementary School I, composed of eighteen students and one of them being deaf. The research is conceptualized as a case study, and data collection instruments were used to classroom observation, interviewing students and teacher, and also sources oral, present memories and narratives collected during the Supervised Internship in Teaching. A qualitative approach was taken in the collection and analysis of the data. Laurence Bardin's Content Analysis for the first moment of the research. And in the second moment for the analysis of the experience of the Supervised Internship in Teaching came to the New Cultural History. In view of the analyzes to which the data collected during the observation, the interviews and the Internship, it was seen that in the researched classroom the perspective postulated in Vygotsky's theory almost because students are seen as mere patients in the learning process, rarely discuss or problematize the contents, their daily experiences are discarded, and the teaching process is based on the mechanical reproduction of activities, where they do not lead the student to think about why that learning. Thus, one of the reasons for the reign of indiscipline in the class, students see very little sense in going to school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13390
dc.date.accessioned 2020-07-19T17:24:35Z
dc.date.available 2020-07-19
dc.date.available 2020-07-19T17:24:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Vygotsky- visão de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Vygotsky- learning vision pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Josiane Dantas Martins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching-learning process from Vygotsky's perspective. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Josiane Dantas Martins de. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta