DSpace/Manakin Repository

A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7014527776919340 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. pt_BR
dc.date.issued 2010-11
dc.description.abstract Hospital pedagogy and a teaching modality inserted in Education Special that defends the specialized pedagogical-hospital assistance to children / adolescents unable to attend regular education for a long time or short period, due to physical or psychological illnesses, The same and ensured by the 1996 Law of Guidelines and Bases which states the formalization hospital classes. Based on this statement, this monograph studied the importance of educational support for hospitalized children, always bearing in mind that the right to education should not be second plan and that it can be an auxiliary means of "treatment" for children hospitalized, since every child has the need to continue integrated with your social environment. Knowing the importance of studying, as well as coexistence with the social environment that the school provides for the child, this work presents what hospital pedagogy is, its importance for the maintenance of the intellectual and social faculties of the hospitalized child and also its contribution to its physical recovery. This was done used as an instrument of data collection, observation, sources bibliographic sources, in addition to documentary sources, such as: portfolio and field, built in the performance of the supervised internship. This research made it possible to confirm the need for a pedagogical accompaniment to the rehabilitation of the sick child and that despite the hospital pedagogy being a new theme, the performance of these classes are still scarce, mainly in the state of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391
dc.date.accessioned 2020-07-19T17:43:48Z
dc.date.available 2020-07-19
dc.date.available 2020-07-19T17:43:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Pedagogo- ambiente hospitalar pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Hospital Pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogue- hospital environment pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Regular education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Juciely de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta