dc.creator.ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7014527776919340 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação
Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a
crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo
ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e
assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização
das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a
importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas,
tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo
plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças
hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar
integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do
convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este
trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para
a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e
também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi
utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes
bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de
campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa
possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para
a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não
ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas,
principalmente no estado da Paraíba. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-11 |
|
dc.description.abstract |
Hospital pedagogy and a teaching modality inserted in Education
Special that defends the specialized pedagogical-hospital assistance to
children / adolescents unable to attend regular education for a long time
or short period, due to physical or psychological illnesses, The same and
ensured by the 1996 Law of Guidelines and Bases which states the formalization
hospital classes. Based on this statement, this monograph studied the
importance of educational support for hospitalized children,
always bearing in mind that the right to education should not be second
plan and that it can be an auxiliary means of "treatment" for children
hospitalized, since every child has the need to continue
integrated with your social environment. Knowing the importance of studying, as well as
coexistence with the social environment that the school provides for the child, this
work presents what hospital pedagogy is, its importance for
the maintenance of the intellectual and social faculties of the hospitalized child and
also its contribution to its physical recovery. This was done
used as an instrument of data collection, observation, sources
bibliographic sources, in addition to documentary sources, such as: portfolio and
field, built in the performance of the supervised internship. This research
made it possible to confirm the need for a pedagogical accompaniment to
the rehabilitation of the sick child and that despite the hospital pedagogy
being a new theme, the performance of these classes are still scarce,
mainly in the state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-19T17:43:48Z |
|
dc.date.available |
2020-07-19 |
|
dc.date.available |
2020-07-19T17:43:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo- ambiente hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino regular |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue- hospital environment |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Regular education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Juciely de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a
reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |