dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O lúdico tem como objetividade proporcionar aos educandos uma aprendizagem prazerosa,
que de condições aos alunos a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos através de
brincadeiras, jogos, dinâmicas, ou seja, um momento descontraído que possibilitem estar em
contato direto com o conhecimento. Este estudo tem o intuito de colocar em discussão o
lúdico no processo educativo dos educandos. Tratando-se de uma pesquisa de caráter
qualitativo, posta em prática na instituição escolar Vitoria Bezerra, com a turma do terceiro
ano do ensino Fundamental. Os dados foram coletados por rneio de observações, entrevistas e
fontes narrativas que deram todo um aparato de fundamentação para a construção deste
trabalho sobre a influência do lúdico no processo educativo dos educandos. Para dar inicio ao
estágio foi realizada uma aula teste, onde se possibilitou conhecer o cotidiano escolar, como
os educandos interagem uns com os outros, também conhecer o nível do aprendizado dos
educandos, para que assim fossem planejadas as atividades do estagio supervisionado. Os
resultados deixam claro que o lúdico é de suma importância nas atividades realizadas em sala
de aula. Desta forma, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
de cada discente. Conclui-se, que a educando deve estar aliada com mecanismos que proporcione aos educandos uma aprendizagem eficaz e ao mesmo tempo seja dinâmica e prazerosa, para tanto, o lúdico oferece este suporte que os alunos precisam no
momento de aquisição da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Lúdico: um mecanismo para melhorar a educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
The objective of play is to provide students with pleasant learning,
that gives students the opportunity to expand their knowledge through
games, games, dynamics, that is, a relaxed moment that makes it possible to be in
direct contact with knowledge. This study aims to discuss the
playfulness in the educational process of students. In the case of a character survey
qualitative, put into practice at the school institution Vitoria Bezerra, with the class of the third
year of elementary school. Data were collected by means of observations, interviews and
narrative sources that gave a whole apparatus of foundation for the construction of this
work on the influence of play in the educational process of students. To start the
internship a test class was held, where it was possible to know the school routine, as
learners interact with each other, also know the level of learning of the
students, so that the activities of the supervised internship could be planned. The
results make it clear that playfulness is of paramount importance in activities carried out in the classroom
of class. Thus, contributing to the development of the teaching-learning process
of each student. It is concluded, that the student must be allied with mechanisms that provide students with effective learning and at the same time be dynamic and pleasurable, for that, the playful one offers this support that students need in
learning acquisition moment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13392 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-19T18:03:45Z |
|
dc.date.available |
2020-07-19 |
|
dc.date.available |
2020-07-19T18:03:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras- processo educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games - educational process |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Karla Kairone Leandro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playful: a mechanism to improve early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Karla Kairone Leandro. Lúdico: um mecanismo para melhorar a educação infantil. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |