DSpace/Manakin Repository

AS concepções a respeito dos modelos Capes-CNPq-Lattes: o caso da UFPB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FIGUEIREDO, H. D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1350780273557225 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Ramonildes de Araújo.
dc.contributor.referee2 LEON, Adriano Azevedo Gomes de.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo oferecer uma painel das concepções dos professores vinculados a programas de pós-graduação strictu sensu da UFPB em relação aos modelos CAPES-CNPq-Lattes e aos seus efeitos no cotidiano dos docentes-pesquisadores., a partir da realização de entrevistas com uma amostra intencional de docentes de programas das áreas das Ciências Humanas, Exatas e da Saúde, buscando elicitar dados sobre como estes indivíduos constroem suas falas/concepções, a partir dos subcampos considerados e seus habituses. Teve-se como inspirações teórica: (1) o debate sobre os modelos produtivista acadêmico, que aqui denominaremos de CAPES/CNPq-Lattes; e (2) as análises do habitus e do campo científico realizadas por Bourdieu. Nossa metodologia consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra não aleatória de professores vinculados à pós-graduação de três cursos das áreas mencionadas da UFPB, selecionados dentre os que possuem atualmente conceitos entre 5 e 6. A análise das entrevistas foi complementada pela de alguns documentos (dados do site da instituição e dos respectivos programas de pós-graduação, do CNPq e CAPES. Dentre as principais conclusões, destacamos as seguintes: (1) nos subcampo das Ciências Humanas e da Saúde observou-se uma crítica contundente aos modelos de avaliação CAPES/CNPq/Lattes, havendo uma divisão entre os que aprovam e desaprovam o produtivismo acadêmico nele pressuposto (totalidade da amostra de Humanas e metade da de Saúde), e uma tendência a citar os efeitos negativos dos modelos de avaliação focalizados; (2) no subcampo da Exatas encontramos uma tendência a naturalizar as dinâmicas dos modelos aqui analisados bem como a de não serem apontados efeitos negativos dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title AS concepções a respeito dos modelos Capes-CNPq-Lattes: o caso da UFPB. pt_BR
dc.date.issued 2016-02
dc.description.abstract This study aimed to identify and analyze the conceptions of CAPES models / CNPq-lattes and its effects on the daily lives of teachers, researchers, considering the teacher's view of the human sciences, exact and health linked to post-graduate studies programs I campus of the Federal University of Paraíba (UFPB), trying to understand how these individuals build their lines / designs from subfield considered and its habituses. It had as basic theoretical inspiration: (1) the debate on academic production-models, which we will call here the CAPES / CNPq-Lattes; and (2) the analysis of habitus and scientific field undertaken by Bourdieu. Our methodology consisted of carrying out semi-structured interviews with a non-random sample of teachers linked to graduate three courses of the mentioned areas UFPB .. Analysis of the interviews was complemented by some documents (site data of the institution and its programs . graduate, Lattes curricula, CNPq and CAPES, among others Among the main conclusions, we highlight the following: (1) the subfield of Human and Health Sciences there was a scathing criticism of the valuation models CAPES / CNPq / Lattes and there is a divide between those who approve and disapprove the academic productivism it presupposes (the totality of interviewed from Humanities area and half of those from the Health Sciencies area), and a tendency to cite the negative effects of focused evaluation models; (2) in the Exacts’ subfield we find a tendency to naturalize the dynamics of the models reviewed here as well as not being singled out negative effects thereof. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/133
dc.date.accessioned 2017-11-17T14:53:08Z
dc.date.available 2017-11-17
dc.date.available 2017-11-17T14:53:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Produtivismo Acadêmico pt_BR
dc.subject CAPES pt_BR
dc.subject CNPq pt_BR
dc.subject Plataforma Lattes pt_BR
dc.subject Pesquisa na UFPB pt_BR
dc.subject Orgãos de Fomento á Pesquisa pt_BR
dc.subject Academic Productivism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Helton Diêgo Gaião de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Helton Diêgo Gaião de. As concepções a respeito dos modelos Capes-CNPq-Lattes: o caso da UFPB. (Dissertação de Mestrado). 87f. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/133 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta