Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo visa analisar a Violência Simbólica: apelidos pejorativos dentro da escola, pois diante de inúmeras situações e casos de violência, o apelido e o mais comum entre alunos, no qual a vitima pode desenvolver vários tipos de comportamentos, como; a recusa de ir a escola, excluir-se dos demais colegas, desinteresse pela aprendizagem, ficar depressivo, perda da autoestima e com sérios traumas. Por estas e tantas outras razoes elaboramos o seguinte questionamento: De que forma a escola pode prevenir esse tipo de violência Simbólica dentro da sala de aula do 5° ano do ensino Fundamental? Para responder a essa problemática elaboramos os seguintes objetivos: analisar tipos de comportamentos, relativo a apelidos pejorativos de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental; identificar e descrever a existência do apelido pejorativo na sala de aula e discutir a melhor maneira de se trabalhar esse tipo de violência simbólica com os alunos. fundamentação teórica utilizamos os seguintes estudiosos: Abramovay Na (2003); Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), dentre outros. Este estudo esta dividido e m três capítulos: no primeiro apresentamos a fundamentação teórica no qual discutimos a existência das agressões verbais e/ou físicas e que nos educadores nem sempre demos a devida importância. Vale salientar que essa violência disfarçada, não ocorre somente no interior das escolas, mas em diversos setores onde descrevemos existem relações a Contextualização interpessoais. No procedimento metodológico da escola campo de estudo; Relação entre pesquisador e o sujeito da pesquisa; Conhecendo os alunos participantes da pesquisa; Etapas da coleta de dados e por ultimo no capitulo de analise dos dados apresentamos a compreensão dos alunos acerca da temática trabalhada. Vimos mediante as falas que os alunos não gostam de ser apelidados, mas quando são, revidam de maneira agressiva, aumentando ainda mais o nível de violência na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Violência simbólica: apelido pejorativo. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract This study aims to analyze Symbolic Violence: pejorative nicknames within the school, because in the face of countless situations and cases of violence, the nickname and the most common among students, in which the victim can develop various types of behaviors, such as; the refusal to go to school, to exclude themselves from other colleagues, disinterest in learning, becoming depressed, loss of self-esteem and with serious traumas. For these and so many other reasons, we elaborated the following question: How the school can prevent this type of Symbolic violence inside the classroom of the 5th year of elementary school? To answer this problem we elaborate the following objectives: to analyze types of behaviors, relative to pejorative nicknames of 5th grade elementary school students; identify and describe the existence of the pejorative nickname in the classroom and discuss the best way to work this type of symbolic violence with students. theoretical basis we use the following scholars: Abramovay Na (2003); Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), among others. This one study is divided into three chapters: in the first we present the rationale theoretical framework in which we discuss the existence of verbal and / or physical aggressions educators have not always given due importance. It is worth noting that this disguised violence does not only occur inside schools, but in several sectors where we describe there are relationships to interpersonal contextualization. In the methodological procedure of the school field of study; Relationship between researcher and the research subject; Knowing the students participating in the search; Data collection steps and finally in the data analysis chapter we present the students' understanding of the theme worked on. Saw through statements that students don't like to be nicknamed, but when they are, retaliate aggressively, further increasing the level of violence in the room of class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13418
dc.date.accessioned 2020-07-20T20:32:45Z
dc.date.available 2020-07-20
dc.date.available 2020-07-20T20:32:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Violência verbal na escola pt_BR
dc.subject Violência simbólica pt_BR
dc.subject Apelidos pt_BR
dc.subject Relação entre aluno pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Verbal violence at school pt_BR
dc.subject Symbolic violence pt_BR
dc.subject Nicknames pt_BR
dc.subject Relationship between student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Symbolic violence: pejorative nickname. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. Violência simbólica: apelido pejorativo. 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta