dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo visa analisar a Violência Simbólica: apelidos pejorativos dentro da
escola, pois diante de inúmeras situações e casos de violência, o apelido e o mais
comum entre alunos, no qual a vitima pode desenvolver vários tipos de
comportamentos, como; a recusa de ir a escola, excluir-se dos demais colegas,
desinteresse pela aprendizagem, ficar depressivo, perda da autoestima e com sérios
traumas. Por estas e tantas outras razoes elaboramos o seguinte questionamento:
De que forma a escola pode prevenir esse tipo de violência Simbólica dentro da sala
de aula do 5° ano do ensino Fundamental? Para responder a essa problemática
elaboramos os seguintes objetivos: analisar tipos de comportamentos, relativo a
apelidos pejorativos de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental; identificar e
descrever a existência do apelido pejorativo na sala de aula e discutir a melhor
maneira de se trabalhar esse tipo de violência simbólica com os alunos.
fundamentação teórica utilizamos os seguintes estudiosos: Abramovay Na (2003);
Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), dentre outros. Este
estudo esta dividido e m três capítulos: no primeiro apresentamos a fundamentação
teórica no qual discutimos a existência das agressões verbais e/ou físicas e que nos
educadores nem sempre demos a devida importância. Vale salientar que essa
violência disfarçada, não ocorre somente no interior das escolas, mas em diversos
setores onde descrevemos existem relações a Contextualização interpessoais.
No procedimento metodológico da escola campo de estudo; Relação entre
pesquisador e o sujeito da pesquisa; Conhecendo os alunos participantes da
pesquisa; Etapas da coleta de dados e por ultimo no capitulo de analise dos dados
apresentamos a compreensão dos alunos acerca da temática trabalhada. Vimos
mediante as falas que os alunos não gostam de ser apelidados, mas quando são,
revidam de maneira agressiva, aumentando ainda mais o nível de violência na sala
de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Violência simbólica: apelido pejorativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analyze Symbolic Violence: pejorative nicknames within the
school, because in the face of countless situations and cases of violence, the nickname and the most
common among students, in which the victim can develop various types of
behaviors, such as; the refusal to go to school, to exclude themselves from other colleagues,
disinterest in learning, becoming depressed, loss of self-esteem and with serious
traumas. For these and so many other reasons, we elaborated the following question:
How the school can prevent this type of Symbolic violence inside the classroom
of the 5th year of elementary school? To answer this problem
we elaborate the following objectives: to analyze types of behaviors, relative to
pejorative nicknames of 5th grade elementary school students; identify and
describe the existence of the pejorative nickname in the classroom and discuss the best
way to work this type of symbolic violence with students.
theoretical basis we use the following scholars: Abramovay Na (2003);
Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), among others. This one
study is divided into three chapters: in the first we present the rationale
theoretical framework in which we discuss the existence of verbal and / or physical aggressions
educators have not always given due importance. It is worth noting that this
disguised violence does not only occur inside schools, but in several
sectors where we describe there are relationships to interpersonal contextualization.
In the methodological procedure of the school field of study; Relationship between
researcher and the research subject; Knowing the students participating in the
search; Data collection steps and finally in the data analysis chapter
we present the students' understanding of the theme worked on. Saw
through statements that students don't like to be nicknamed, but when they are,
retaliate aggressively, further increasing the level of violence in the room
of class. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13418 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-20T20:32:45Z |
|
dc.date.available |
2020-07-20 |
|
dc.date.available |
2020-07-20T20:32:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Violência verbal na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Violência simbólica |
pt_BR |
dc.subject |
Apelidos |
pt_BR |
dc.subject |
Relação entre aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Verbal violence at school |
pt_BR |
dc.subject |
Symbolic violence |
pt_BR |
dc.subject |
Nicknames |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship between student |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Symbolic violence: pejorative nickname. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. Violência simbólica: apelido pejorativo. 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |