DSpace/Manakin Repository

Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes, racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma, numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático. Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de conhecimentos étnicos raciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The present monographic work presents a brief research on the relationships ethnic-racial education in the 5th year of elementary school, held at EMEF Professor Newton Seixas, located in the city of Pombal. The objective was to analyze how children relate when collective activities are carried out, verifying thus building their identity and identifying how they develop their learning in the midst of diversity and still examine the contents worked in the classroom if there is a fight about prejudice, discrimination, racism and social inclusion. Thus, subjects that deal with Ethnic-racial relations and law 10.639 / 03, as well as students' knowledge of the 5th year of elementary school I, around some main points like prejudice and discrimination that surround ethnic-racial relations and yet approached the experiences of the internship with perception of ethnic-racial relations. THE The research is classified as a case study, carried out with four students in the class, in a qualitative approach followed by Bardin's content analysis. Used as instruments of data collection the observation, interview, portfolio and diary of field based on the perspective of the New Historia Cultura. This study reveals that when the subject is referred to ethnic-racial issues, this is only noticeable in the middle when prejudiced attitudes, discriminatory practices and racists, with that they can perceive the differences that each one has, and that little and discussed the issue of ethnic racial relations being incomprehensible to students the ethnic groups according to the textbook. In short, it is essential to enter into the practice of teaching relations racial-ethnic groups through the diverse cultures of ethnic-racial groups making what the law 10.639 / 03 says in elementary education and deconstruct the practices prejudiced, discriminatory and racist in the school environment from racial ethnic knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419
dc.date.accessioned 2020-07-20T20:53:39Z
dc.date.available 2020-07-20
dc.date.available 2020-07-20T20:53:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Relações étnico - raciais pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Discriminação pt_BR
dc.subject Crianças - atividades coletivas pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Ethnic - racial relations pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Discrimination pt_BR
dc.subject Children - collective activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria José de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic - racial relations in the 5th year of elementary school I. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta