dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações
étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor
Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as
crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando
assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua
aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados
em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes,
racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as
Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos
do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como
preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda
abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A
pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma,
numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou
como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de
campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que
quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio
escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e
racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e
que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo
incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático.
Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações
étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer
o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas
preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de
conhecimentos étnicos raciais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The present monographic work presents a brief research on the relationships
ethnic-racial education in the 5th year of elementary school, held at EMEF Professor
Newton Seixas, located in the city of Pombal. The objective was to analyze how
children relate when collective activities are carried out, verifying
thus building their identity and identifying how they develop their
learning in the midst of diversity and still examine the contents worked
in the classroom if there is a fight about prejudice, discrimination,
racism and social inclusion. Thus, subjects that deal with
Ethnic-racial relations and law 10.639 / 03, as well as students' knowledge
of the 5th year of elementary school I, around some main points like
prejudice and discrimination that surround ethnic-racial relations and yet
approached the experiences of the internship with perception of ethnic-racial relations. THE
The research is classified as a case study, carried out with four students in the class,
in a qualitative approach followed by Bardin's content analysis. Used
as instruments of data collection the observation, interview, portfolio and diary of
field based on the perspective of the New Historia Cultura. This study reveals that
when the subject is referred to ethnic-racial issues, this is only noticeable in the middle
when prejudiced attitudes, discriminatory practices and
racists, with that they can perceive the differences that each one has, and
that little and discussed the issue of ethnic racial relations being
incomprehensible to students the ethnic groups according to the textbook.
In short, it is essential to enter into the practice of teaching relations
racial-ethnic groups through the diverse cultures of ethnic-racial groups making
what the law 10.639 / 03 says in elementary education and deconstruct the practices
prejudiced, discriminatory and racist in the school environment from
racial ethnic knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-20T20:53:39Z |
|
dc.date.available |
2020-07-20 |
|
dc.date.available |
2020-07-20T20:53:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito racial |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico - raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - atividades coletivas |
pt_BR |
dc.subject |
Racial prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic - racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
Children - collective activities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria José de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethnic - racial relations in the 5th year of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |