DSpace/Manakin Repository

Alfabetização de jovens e adultos: dificuldades de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo sobre a educação de jovens e adultos objetivou analisar os principais problemas apresentados no processo de alfabetização de jovens e adultos, principalmente sobre as dificuldades dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada com os alunos do 1° segmento da educação de jovens e adultos da modalidade EJA da E.M.E.I.E.E Crispim Coelho. Neste sentido, a pesquisa revelou os problemas enfrentados pelos alunos e o modo como esses trabalham, juntamente com a sua professora, para supera-los, desenvolvendo caminhos possíveis para lidar com a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Como suportes teóricos nos valeram do pensamento de alguns autores que tratam do assunto, tais como. Paulo Freire, Afonso Celso Scocuglia, Claudia Lemos, Jane Paiva, Paulo Ghiraldelli Junior, entre outros que nos ajudaram na investigação, apontando caminhos teóricos e metodológicos na compreensão e na investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os alunos tem um sentido positivo sobre a sua escolarização, pois essa lhes possibilita resolver questões do seu dia-a-dia e ajuda na conquista de uma condição de cidadania no mundo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Alfabetização de jovens e adultos: dificuldades de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract Este estudo sobre a educação de jovens e adultos objetivou analisar os principais problemas apresentados no processo de alfabetização de jovens e adultos, principalmente sobre as dificuldades dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada com os alunos do 1° segmento da educação de jovens e adultos da modalidade EJA da E.M.E.I.E.E Crispim Coelho. Neste sentido, a pesquisa revelou os problemas enfrentados pelos alunos e o modo como esses trabalham, juntamente com a sua professora, para supera-los, desenvolvendo caminhos possíveis para lidar com a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Como suportes teóricos nos valeram do pensamento de alguns autores que tratam do assunto, tais como. Paulo Freire, Afonso Celso Scocuglia, Claudia Lemos, Jane Paiva, Paulo Ghiraldelli Junior, entre outros que nos ajudaram na investigação, apontando caminhos teóricos e metodológicos na compreensão e na investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os alunos tem um sentido positivo sobre a sua escolarização, pois essa lhes possibilita resolver questões do seu dia-a-dia e ajuda na conquista de uma condição de cidadania no mundo. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13420
dc.date.accessioned 2020-07-21T09:17:26Z
dc.date.available 2020-07-21
dc.date.available 2020-07-21T09:17:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Jossilange Cecília de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy of youth and adults: learning difficulties. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Jossilange Cecília de. Alfabetização de jovens e adultos: dificuldades de aprendizagem. 2010. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta