dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A indisciplina e um fenômeno que vem se agravando progressivamente,
tornando- se uma das principais dificuldades para a realização do trabalho
escolar. A presente pesquisa buscou, a partir da visão de alunos, quais seriam
as causas e consequências da indisciplina no cotidiano escolar. Nesse sentido,
elaboramos nosso problema de pesquisa: quais as causas da indisciplina no
cotidiano de sala de aula de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I? Nossa
hipótese e que as causas da indisciplina poderão estar ligadas aos conflitos
familiares, já que estes são os primeiros educadores. Diante desse problema,
elaboramos os seguintes objetivos: investigar, junto aos alunos, as causas da
indisciplina no cotidiano escolar e identificar quais as consequências
decorrentes da indisciplina no cotidiano da sala de aula. O referencial teórico
esta baseado em Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira
(1996), dentre outros. Coletamos os dados a partir da entrevista semiestruturada
realizada com cinco alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I de
uma Escola Publica Municipal da cidade Pombal-PB e realizamos observações
das aulas, assim como anotações no caderno de campo. Esta monografia esta
dividida em três capítulos, sendo que no I capitulo, temos a fundamentação
teórica baseada em diferentes autores que tratam da temática indisciplina; no II
capitulo apresentamos os procedimentos metodológicos, a partir da escolha do
campo e dos sujeitos da pesquisa e os instrumentos para a coleta dos dados.
No III capitulo, discutimos os dados apreendidos durante as observações
realizadas em sala de aula e as informações coletadas a partir da entrevista
semi estruturada. Nas considerações finais, apresentamos uma reflexão
voltada para o entendimento da indisciplina como um dos problemas mais
preocupantes na instituição escolar e que, muitas vezes, impede que o
professor desenvolva seu trabalho com afinco. Os resultados obtidos mostram
que os alunos não possuem consciência que o comportamento indesejado
atrapalha a aprendizagem deles próprios e dos demais colegas da turma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Indiscipline is a phenomenon that has been progressively worsening,
becoming one of the main difficulties for carrying out the work
school. This research sought, from the point of view of students, which would be
the causes and consequences of indiscipline in everyday school life. In this sense,
elaborate our research problem: what are the causes of indiscipline in the
classroom of students of the 3rd year of Elementary School I? Wow
hypothesis and that the causes of indiscipline may be linked to conflicts
since they are the first educators. Faced with this problem,
we elaborated the following objectives: to investigate, with the students, the causes of
indiscipline in the school routine and identify the consequences
arising from indiscipline in the classroom. The theoretical framework
is based on Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira
(1996), among others. We collected the data from the semi-structured interview
carried out with five students of the 3rd year of Elementary School
a Public Public School in the city of Pombal-PB and made observations
classes, as well as notes in the field notebook. This monograph is
divided into three chapters, and in the first chapter, we have the rationale
theoretical based on different authors dealing with the subject of indiscipline; in II
chapter we present the methodological procedures, from the choice of the
research subjects and the instruments for data collection.
In the third chapter, we discuss the data learned during the observations
carried out in the classroom and the information collected from the interview
half structured. In the final remarks, we present a reflection
focused on the understanding of indiscipline as one of the most
worrying in the school institution and that, many times, prevents the
teacher develop your work diligently. The results obtained show
that students are unaware that unwanted behavior
hinders the learning of themselves and other classmates. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-21T09:33:04Z |
|
dc.date.available |
2020-07-21 |
|
dc.date.available |
2020-07-21T09:33:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. Indisciplina no cotidiano da s ala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |