DSpace/Manakin Repository

Importância do fator emocional para a aprendizagem escolar de alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental I.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa de monografia, realizada na cidade de Cajazeiras/PB, tem como questão norteadora: Como o fator emocional pode contribuir ou não para o processo educativo de crianças que cursam o 5° ano do Ensino Fundamental I ? Para responder a essa problemática elaboramos os seguintes objetivos: analisar que fatores emocionais interferem de maneira favorável ou desfavorável na aprendizagem de crianças do 5° ano do Ensino Fundamental I, observar, em sala de aula, comportamentos relacionados a fatores emocionais vivenciados e sentidos por alunos e identificar fatores emocionais, explicitados pelos próprios alunos, que podem vir a favorecer ou não o processo de ensino aprendizagem. Para a elaboração do referencial teórico nos baseamos nas c o n t r i b u t e s de Henri Wallon (1973-1975) e os demais pesquisadores da temática: Azevedo (2003); Almeida e Mahoney (2007); Casassus (2009); Leite (2006), dentre outros. Para a coleta de dados utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: Entrevista semi-estruturada com cinco alunos/as da rede publica e observação da sala de aula. Esta monografia esta dividida em três capítulos assim descritos: no primeiro temos uma discussão teórica voltada para a influencia do fator emocional para o processo de ensino-aprendizagem. No segundo apresentamos os Procedimentos Metodológicos, momento em que contemplamos a contextualização do campo de pesquisa e dos participantes, as etapas que compõem a coleta de dados e a relação pesquisador e participante. No terceiro capitulo temos a analise dos dados os quais foram interpretados a luz da teoria walloniana. A partir das entrevistas foi possível concluirmos que os participantes mediante situações diferenciadas no contexto da sala de aula e/ou em casa reagem com sentimentos diversificados que, em parte, pode interferir no processo ensino-aprendizagem, uma vez que altera o comportamento, modifica as disposições e desorganiza as ações e reações que favorecem a construção do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Importância do fator emocional para a aprendizagem escolar de alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental I. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract The present monograph research, carried out in the city of Cajazeiras / PB, has as a guiding question: How can the emotional factor contribute or not to the educational process of children in the 5th year of teaching Elementary I? To respond to this problem, we elaborated the following objectives: to analyze which emotional factors interfere favorably or disadvantage in the learning of children of the 5th year of Elementary School I, observe, in the classroom, behaviors related to emotional factors experienced and felt by students and to identify emotional factors, made explicit by the students themselves, who may or may not favor the teaching-learning process. For the elaboration of the theoretical framework we used the Henri Wallon (1973-1975) and the other researchers at thematic: Azevedo (2003); Almeida and Mahoney (2007); Casassus (2009); milk (2006), among others. For data collection we use the following research instruments: Semi-structured interview with five students from public network and classroom observation. This monograph is divided into three chapters so described: in the first we have a theoretical discussion focused on for the influence of the emotional factor for the teaching-learning process. In the second, we present the Methodological Procedures, when we contemplate the contextualization of the research field and the participants, the steps that make up the data collection and the researcher and participant. In the third chapter we have the analysis of the data which were interpreted in the light of Wallonian theory. From the interviews it was possible to conclude that the participants through different situations in the context in the classroom and / or at home react with diverse feelings that, in part, can interfere in the teaching-learning process, since it alters the behavior, changes the dispositions and disorganizes the actions and reactions that favor the construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13422
dc.date.accessioned 2020-07-21T09:47:55Z
dc.date.available 2020-07-21
dc.date.available 2020-07-21T09:47:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem- fator emocional pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Learning - emotional factor pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Lídia Maria Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Importance of the emotional factor for the school learning of students of the 5th year of elementary school I. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Lídia Maria Dantas de. Importância do fator emocional para a aprendizagem escolar de alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental I . 2010. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta