dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa de monografia, realizada na cidade de Cajazeiras/PB, tem
como questão norteadora: Como o fator emocional pode contribuir ou não para
o processo educativo de crianças que cursam o 5° ano do Ensino
Fundamental I ? Para responder a essa problemática elaboramos os seguintes
objetivos: analisar que fatores emocionais interferem de maneira favorável ou
desfavorável na aprendizagem de crianças do 5° ano do Ensino Fundamental I,
observar, em sala de aula, comportamentos relacionados a fatores emocionais
vivenciados e sentidos por alunos e identificar fatores emocionais, explicitados
pelos próprios alunos, que podem vir a favorecer ou não o processo de ensino aprendizagem.
Para a elaboração do referencial teórico nos baseamos nas
c o n t r i b u t e s de Henri Wallon (1973-1975) e os demais pesquisadores da
temática: Azevedo (2003); Almeida e Mahoney (2007); Casassus (2009); Leite
(2006), dentre outros. Para a coleta de dados utilizamos os seguintes
instrumentos de pesquisa: Entrevista semi-estruturada com cinco alunos/as da
rede publica e observação da sala de aula. Esta monografia esta dividida em
três capítulos assim descritos: no primeiro temos uma discussão teórica voltada
para a influencia do fator emocional para o processo de ensino-aprendizagem.
No segundo apresentamos os Procedimentos Metodológicos, momento em que
contemplamos a contextualização do campo de pesquisa e dos participantes,
as etapas que compõem a coleta de dados e a relação pesquisador e
participante. No terceiro capitulo temos a analise dos dados os quais foram
interpretados a luz da teoria walloniana. A partir das entrevistas foi possível
concluirmos que os participantes mediante situações diferenciadas no contexto
da sala de aula e/ou em casa reagem com sentimentos diversificados que, em
parte, pode interferir no processo ensino-aprendizagem, uma vez que altera o
comportamento, modifica as disposições e desorganiza as ações e reações
que favorecem a construção do conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Importância do fator emocional para a aprendizagem escolar de alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The present monograph research, carried out in the city of Cajazeiras / PB, has
as a guiding question: How can the emotional factor contribute or not to
the educational process of children in the 5th year of teaching
Elementary I? To respond to this problem, we elaborated the following
objectives: to analyze which emotional factors interfere favorably or
disadvantage in the learning of children of the 5th year of Elementary School I,
observe, in the classroom, behaviors related to emotional factors
experienced and felt by students and to identify emotional factors, made explicit
by the students themselves, who may or may not favor the teaching-learning process.
For the elaboration of the theoretical framework we used the
Henri Wallon (1973-1975) and the other researchers at
thematic: Azevedo (2003); Almeida and Mahoney (2007); Casassus (2009); milk
(2006), among others. For data collection we use the following
research instruments: Semi-structured interview with five students from
public network and classroom observation. This monograph is divided into
three chapters so described: in the first we have a theoretical discussion focused on
for the influence of the emotional factor for the teaching-learning process.
In the second, we present the Methodological Procedures, when
we contemplate the contextualization of the research field and the participants,
the steps that make up the data collection and the researcher and
participant. In the third chapter we have the analysis of the data which were
interpreted in the light of Wallonian theory. From the interviews it was possible to
conclude that the participants through different situations in the context
in the classroom and / or at home react with diverse feelings that, in
part, can interfere in the teaching-learning process, since it alters the
behavior, changes the dispositions and disorganizes the actions and reactions
that favor the construction of knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13422 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-21T09:47:55Z |
|
dc.date.available |
2020-07-21 |
|
dc.date.available |
2020-07-21T09:47:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- fator emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - emotional factor |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Lídia Maria Dantas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Importance of the emotional factor for the school learning of students of the 5th year of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTANA, Lídia Maria Dantas de. Importância do fator emocional para a aprendizagem escolar de alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental I . 2010. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |