dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto o estudo realizado sobre a utilização dos
jogos e brincadeiras infantis no cenário educativo visto que, muitos autores
ressaltam a importância do lúdico como aliado e impulsionador da
aprendizagem e os benefícios para o desenvolvimento motor, afetivo, social,
cognitivo e intelectual das crianças. O objetivo principal foi conhecer e
compreender como a utilização dos recursos lúdico e estão sendo recebidos e
tratados pelos aprendizes da Escola Municipal Tozinho Gadelha. Para a sua
concretização e conceituação linguística tomou-se mão de referencias e foram
feitas analises de campo, a exemplo de uma pesquisa qualitativa, tendo como
instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com cinco alunos
do 2° ano da citada escola, localizada na cidade de Sousa/PB, relacionada ao
objeto de estudo e a seus objetivos; foram feitas observações na escola e
entrevistas com a professora titular da sala de aula e com três alunos, focando
os aspectos metodológicos e pessoais do ensino-aprendizagem. Além das
atividades relatadas, realizou-se também o estagio, no qual passou-se 20 dias
em sala de aula . Assim, como requisito preparat6rio para o estagio, realizou-se
uma aula teste. Para possíveis pesquisas e rememorização das atividades
desenvolvidas, no estagio fez-se, um portfólio, com o registro dos pianos de
aulas e um Diário de Campo, narrando todo o desenrolar das aulas. Portanto,
vê-se que os jogos e brincadeiras são recursos que fascinam as crianças,
proporcionam uma aprendizagem eficaz e motivadora. No momento do jogar e
brincar as crianças são oferecidas atividades desafiadoras que as ajudarão a
desenvolver qualidades e habilidades propícias a resolução de problemas
futuros, com atitude e consciência. Por isso, devem ser utilizados com
frequência em sala de aula. Precisa haver uma melhor conscientização e
inclusão destes recursos, já que observou-se a dificuldade inicial de aceitação
por parte dos alunos e professor, que em muitos casos desconhecem o
aspecto educativo e edificador do lúdico para a construção das características
cidadãs e estimuladoras das potencialidades dos discentes. Assim, durante o
estagio foi proporcionado aos alunos atividades lúdicas, demonstrando a eles
os objetivos educacionais. Dessa forma, percebeu-se que os resultados foram:
o interesse em participar e uma melhor clareza e efetivação da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionador da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-11 |
|
dc.description.abstract |
The present work has as object the study carried out on the use of
children's games and games in the educational scenario, since many authors
emphasize the importance of playfulness as an ally and driver of
learning and benefits for motor, affective, social,
children's cognitive and intellectual development. The main objective was to know and
understand how the use of playful resources and are being received and
treated by the apprentices of the Municipal School Tozinho Gadelha. To your
linguistic concretization and conceptualization took references and were
field analyzes were carried out, following the example of a qualitative research,
data collection instrument the semi-structured interview with five students
2nd year of the mentioned school, located in the city of Sousa / PB, related to the
object of study and its objectives; observations were made at school and
interviews with the classroom teacher and three students, focusing on
the methodological and personal aspects of teaching-learning. In addition to
reported activities, the internship was also carried out, in which 20 days passed
in the classroom. Thus, as a preparatory requirement for the internship, a
a test class. For possible research and remembrance of activities
developed, a portfolio was made in the internship, with the registration of
classes and a Field Diary, narrating the entire course of the classes. Therefore,
we see that games and play are resources that fascinate children,
provide effective and motivating learning. At the time of playing and
challenging children are offered challenging activities that will help them to
develop qualities and skills conducive to problem solving
with attitude and awareness. Therefore, they must be used with
frequency in the classroom. There needs to be better awareness and
inclusion of these resources, since the initial difficulty of acceptance was observed
students and teacher, who in many cases are unaware of the
educational and edifying aspect of playfulness for the construction of characteristics
citizens and stimulating students' potential. So, during the
internship was provided to students with playful activities, demonstrating to them
educational objectives. Thus, it was noticed that the results were:
the interest in participating and a better clarity and effectiveness of learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13424 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-21T10:25:21Z |
|
dc.date.available |
2020-07-21 |
|
dc.date.available |
2020-07-21T10:25:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças-desenvolvimento cognitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Children-cognitive development |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Play and play in the educational setting: play as an ally and driver of learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mairianne Cibelle Gadelha de. O jogar e o brincar no cenário educativo: o lúdico como aliado e impulsionar da aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |