dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4°
ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no
distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte
questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados
inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis
causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis
consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I
teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo
(2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos
assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de
alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as
causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e
consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo,
temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para
a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista
semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização
da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No
terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos
alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a
indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula,
assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um
problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A
questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando
educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar.
Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e
causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente
compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar
de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This monographic research entitled: Causes and effects of indiscipline in the 4th
year of elementary school I was held at a municipal public school in the
district of lara / CE with five students. This research seeks to answer the following
questioning: what leads students to have behaviors considered
inappropriate in the classroom? It has the following objectives: to identify possible
causes that lead students to be undisciplined and discuss the probable
consequences of indiscipline in the classroom. For the elaboration of referendum I
theoretical based on the following authors: Aquino (1998); Moll (1996); Rebellion
(2002); Moco (2009), among others. The monograph is divided into three chapters
organized in this way: in the first chapter, I present the concept of indiscipline of
some authors who present us with different ways of understanding the
causes and consequences of this theme for the teacher-student relationship and
consequently for the teaching-learning process. In the second chapter,
we have as a methodological procedure, to present the instruments used to
the collection of data that were: classroom observation and interview
half structured; the importance of these two types of instruments for the realization
field research; criteria for choosing the school and the participants. At the
third chapter we highlight the analysis of the data, from the understanding of the
students about indiscipline. We can conclude, even partially, that the
indiscipline puts at risk the accomplishment of a differentiated work in the classroom,
just as it does not favor the teaching-learning process and that this is a
problem that has affected both public and private school institutions. THE
question of indiscipline in the classroom and a topic that has been worrying
educators, challenging scholars of the subject and disturbing the school routine.
We realized, from the statements of the research participants that indiscipline and
caused by factors internal and external to the school and that is urgent
understand the causes and consequences of this for school learning
of 4th grade elementary school students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-21T19:24:06Z |
|
dc.date.available |
2020-07-21 |
|
dc.date.available |
2020-07-21T19:24:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno indisciplinando |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Undisciplined student |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |