dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico apresenta considerações sobre o desenvolvimento moral e
suas implicações na formação de crianças pequenas. Aponta a diferença entre moral e
ética em interlocução com características de ambas na sociedade brasileira. Aponta a
importância de uma sociedade sensível ao progresso moral na infância e de instituições
como a família e a escola agirem como parâmetros para esse avanço. Assim, recorre-se
a vários teóricos para consolidar este trabalho, como: Paulo Freire, Adolfo Vazquez,
Terezinha Rios e David Fontana. A metodologia conta com a pesquisa Estudo de Caso,
de modo que a abordagem qualitativa, os resultados da pesquisa condizem com as
teorias que serviram de pressupostos para a construção deste trabalho, que constatou um
déficit no ensino e no desenvolvimento moral e, por conseguinte, ético das crianças,
evidenciando isto como um reflexo do meio em que vivem e da ética desta sociedade.
Também recorre a Nova Historia Cultural, fundamentando este trabalho com as fontes
de pesquisa: Narrativas Documentais. Aborda o estagio como essencial para o
enriquecimento formativo no exercício da relação teoria e pratica, em que se
apresentaram situações no processo ensino aprendizagem que necessitavam de
metodologias de sensibilidade e de humanização, fatores amplamente discutidos na
trajetória desta formação acadêmica. Conclui que o desenvolvimento moral e um
aspecto complexo da formação infantil que perpassa desde atuação na escola, avanço
cognitivo, gênese da personalidade ate evoluir e alcançar a alteridade, o que anuncia a
necessidade de reflex5es mais profundas sobre a moral e suas implicações na formação
do ser. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
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dc.description.abstract |
This monographic work presents considerations on moral and social development
its implications for the formation of young children. It points out the difference between morality and
ethics in dialogue with characteristics of both in Brazilian society. Points to
importance of a society sensitive to moral progress in childhood and of institutions
how the family and the school act as parameters for this progress. Thus, we resort to
to several theorists to consolidate this work, such as: Paulo Freire, Adolfo Vazquez,
Terezinha Rios and David Fontana. The methodology relies on the Case Study research,
so that the qualitative approach, the research results are consistent with the
theories that served as presuppositions for the construction of this work, that verified a
deficit in teaching and in the moral and therefore ethical development of children,
evidencing this as a reflection of the environment in which they live and the ethics of this society.
It also uses the New Cultural History, basing this work with the sources
research: Documentary Narratives. It approaches the internship as essential for the
formative enrichment in the exercise of the theory and practice relationship, in which
presented situations in the teaching-learning process that needed
sensitivity and humanization methodologies, factors widely discussed in the
trajectory of this academic formation. It concludes that moral development and a
complex aspect of child education that goes from acting at school, advancing
cognitive, personality genesis until evolving and reaching alterity, which announces the
need for deeper reflections on morality and its implications for education
of being. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13438 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-21T23:56:45Z |
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dc.date.available |
2020-07-21 |
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dc.date.available |
2020-07-21T23:56:45Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação moral |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Moral e ética |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças- desenvolvimento moral e ética |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem moral |
pt_BR |
dc.subject |
Moral education |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Morals and ethics |
pt_BR |
dc.subject |
Children - moral and ethical development |
pt_BR |
dc.subject |
Moral learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Danielly Carvalho. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Moral and ethical learning in childhood: a school social challenge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Danielly Carvalho. A aprendizagem moral e ética na infância: um desafio social e escolar. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
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