dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho e tratar da Educação do Campo na perspectiva que ela
seja no e do campo, e os sujeitos que nele residem possam estudar e viver no
campo mesmo depois de sua formação na Educação Básica, tendo assim orgulho
do lugar onde residem. A Educação do Campo e um tema em construção, discussão
e centrado na luta peio acesso ao conhecimento de forma justa, sendo que busca a
formação dos seus sujeitos, no qual são capazes de criar formas de
desenvolvimento para o campo. No processo metodológico utiliza a abordagem
qualitativa, o estudo de caso, a observação, entrevista e fontes documentais (Diário
de Campo e Portfolio). A partir das experiencias vividas durante esse período, os
resultados foram os seguintes diante de duas realidades: a primeira foi em uma
escola do campo, no qual os sujeitos que vivem no e do campo, tem o mesmo como
um lugar para viver e desfrutar de tudo que ele oferece e buscando assim o seu
desenvolvimento. Já na segunda experiencia em uma escola urbana na qual
continha educandos que residiam no campo, os mesmos viam o campo como um
lugar no qual era para se obter lucros e que depois de algum tempo residindo no
mesmo teria que migrar para cidade. Conclui-se que mesmo a Educação do Campo,
vendo o campo como espaço de vida e de organização do trabalho, alguns
educandos que nele reside ver o campo como forma de adquirir lucro e apenas
servindo para exploração de suas terras, tendo assim a desvalorização da sua
cultura que predomina no mesmo e também dando enfase ao processo de migração
para a zona urbana como forma de sobrevivência das famílias que foram incluídas
nesse processo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo: A construção de um novo paradigma. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work and to deal with Rural Education in the perspective that it
either in and from the field, and the subjects who reside there can study and live in
field even after their formation in Basic Education, thus being proud
where they live. Rural Education is a topic under construction, discussion
and focused on the fight for access to knowledge in a fair way, being that it seeks the
training of their subjects, in which they are able to create forms of
development for the field. In the methodological process it uses the approach
qualitative study, case study, observation, interview and documentary sources (Diary
Field and Portfolio). Based on the experiences lived during this period, the
The results were as follows in view of two realities: the first was in a
rural school, in which the subjects who live in and from the countryside, have the same as
a place to live and enjoy everything it offers and thus seeking its
development. In the second experience in an urban school in which
contained students who resided in the countryside, they viewed the countryside as a
place where it was to make a profit and that after some time residing in the
he would even have to migrate to the city. It is concluded that even Rural Education,
seeing the countryside as a space for living and organizing work, some
students who live in it see the field as a way to earn a profit and only
serving for the exploration of their lands, thus having the devaluation of their
culture that predominates in the same and also emphasizing the migration process
to the urban area as a way of survival for the families that were included
in that process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13481 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T19:18:59Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T19:18:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educandos do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Field students |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Maria Viviane Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education: The construction of a new paradigm. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Maria Viviane Pereira de. Educação do campo: A construção de um novo paradigma. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |