dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo teve como relevância a intenção de analisar o
processo de ensino-aprendizagem desenvolvida na leitura nos anos
iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental J o s e Batista de Sousa , localizada na cidade de Bernardino Batista IPS. Leitura dos anos iniciais do ensino fundamental foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e
motivação para s e trabalhar com a leitura dos anos iniciais do ensino
fundamental. Partir do pressuposto que o processo de interação
estabelecido entre discente/docente desenvolvimento, possui um maior
índice de aprovação quando a criança s e identifica com tipo de texto que
esta estudando e o porque e para que. A metodologia utilizada foi a
pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta
de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos que a
leitura na sala de aula merece reflexões aprofundadas principalmente nos
anos iniciais, onde s e encontra a base do processo educativo e a
formação da criança. Esperam o s com este trabalho contribuir para
melhoria de reflexão sobre leitura dentro das diferentes realidades
escolares e a construção de uma cultura desenvolvida visando a melhoria
da qualidade educacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The present study had as relevance the intention to analyze the
teaching-learning process developed in reading in the years
initials of elementary school at the Municipal School of Elementary Education J o s e Batista de Sousa, located in the city of Bernardino Batista IPS. Reading of the early years of elementary school was developed through the study of several theorists in the area. And from this work we seek to investigate the causes of the lack of stimulation and
motivation to s and work with reading the early years of teaching
fundamental. Assuming that the interaction process
established between student / teacher development, has a greater
approval rating when the child s and identifies with type of text that
is studying and why and for what. The methodology used was the
bibliographic research and explanatory research. The collection instrument
of data used was the questionnaire. Thus, we consider that the
reading in the classroom deserves in-depth reflections especially in the
initial years, where s and find the basis of the educational process and the
child training. Expect the s with this work to contribute to
improved reflection on reading within the different realities
and the construction of a developed culture aimed at improving
educational quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13483 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T20:14:42Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T20:14:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Marleide Maria de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading of the Early Years of Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Marleide Maria de Andrade. Leitura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |