dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia visa responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos
do 4° ano do Ensino fundamental I a praticarem atos de violência contra seus
colegas em sala de aula? Para responder a questão norteadora utilizamos os
seguintes objetivos: analisar atos de violência sofridos e praticados por alunos
em sala de aula, a partir de seus depoimentos e identificar os principais
aspectos que contribuem para a pratica de bullying entre alunos. Utilizamos os
seguintes referenciais: Abramovay (2003); Debarbieux e Blaya (2002); Ludke e
Andre (1986); Melo (2010), dentre outros que trabalham com a temática aqui
proposta para estudo. A pesquisa foi realizada a partir da utilização dos
seguintes instrumentos de pesquisa: observações da prática docente e
entrevista semi-estruturada realizada com cinco alunos que residem na cidade
de Pombal/PB. A monografia esta dividida em três capítulos: no primeiro
capitulo apresento uma discussão do bullying enquanto um assunto muito
discutido na área educacional, assim como as consequências causadas por
atos violentos. No segundo, trazemos os procedimentos metodológicos - a
escolha do campo e os sujeitos da pesquisa e a relação do pesquisador com o
sujeito pesquisado. Por ultimo, apresentamos o capitulo de analise dos dados,
o qual nos faz pensar que os alunos, participantes desta pesquisa, entendem o
que seja a violência praticada e sofrida em sala de aula, mas não concordam
que esta seja uma pratica aceita na instituição escolar, muitos sentem medo
quando tem que apartar alguma briga entre os colegas e se sentem
constrangidos, quando se deparam com alguma situação de violência em sala
de aula. A partir dessa pesquisa, foi possível percebermos a necessidade de
um maior aprofundamento acerca da temática para que possamos redirecionar
nosso trabalho pedagógico em diferentes salas de aulas, sejam elas publicas
ou privadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática do bullying no cotidiano escolar de alunos do 4º ano do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to answer the following question: what leads students
4th grade of elementary school I to practice acts of violence against their
classmates? To answer the guiding question we used the
following objectives: to analyze acts of violence suffered and practiced by students
in the classroom, from their testimonies and identify the main
aspects that contribute to the practice of bullying among students. We use the
following references: Abramovay (2003); Debarbieux and Blaya (2002); Ludke and
Andre (1986); Melo (2010), among others who work with the theme here
proposal for study. The research was carried out using the
following research instruments: observations of teaching practice and
semi-structured interview with five students who live in the city
from Pombal / PB. The monograph is divided into three chapters: the first
chapter I present a discussion of bullying as a very
discussed in the educational field, as well as the consequences caused by
violent acts. In the second, we bring the methodological procedures - the
choice of field and research subjects and the researcher's relationship with the
researched subject. Finally, we present the chapter on data analysis,
which makes us think that the students participating in this research understand the
that is violence practiced and suffered in the classroom, but do not agree
that this is an accepted practice in the school, many feel afraid
when you have to put aside a fight between colleagues and feel
embarrassed when faced with a situation of violence in the classroom
of class. From this research, it was possible to perceive the need to
further deepening on the subject so that we can redirect
our pedagogical work in different classrooms, be they public
or private. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13484 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T20:31:24Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T20:31:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School violence |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Sabrina Trigueiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of bullying in the school routine of students from the 4th year of elementary school I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Sabrina Trigueiro. A prática do bullying no cotidiano escolar de alunos do 4º ano do ensino fundamental I. 2010. 29f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |