dc.creator.ID |
SILVA, M. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4497334781598129 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A importância do ensino da arte vem sendo tema de discussão ao decorrer dos
anos, mesmo diante de muitos estudos desenvolvidos que comprovam sua
importância para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, esse ensino ainda
não acontece de maneira satisfatória, que venha a desenvolver integralmente o
educando. Como base nessas afirmativas essa monografia vem abordar como
a arte influencia no desenvolvimento cognitivo e cultural da criança, discutindo
assim a importância da introdução dessa disciplina na educação escolar, desde
a infância. Objetiva-se com essa pesquisa uma analise de como se da o
processo de ensino-aprendizagem da arte no quarto ano do ensino
fundamental da escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Meira Fontes,
procurando identificar como os alunos se desenvolvem nas aulas de arte,
compreendendo assim a importância do ensino da mesma na educação
sistematizada. No que se refere a metodologia foi utilizado como instrumento
de coleta de dados a observação e a entrevista semi-estruturada, além de
fontes bibliográficas, fontes orais e documento de memoria, as duas ultimas
coletadas na realização do estagio-supervisionado. Com o desenvolvimento
desse estudo foi comprovado que o ensino de artes e fragmentado e limitado a
livre-expressão, e que devido a essa maneira errônea de se trabalhar artes, os
alunos encaram o ensino da mesma apenas como uma distração e consideram
que o seu estudo só vai influenciar aqueles que posteriormente forem seguir
uma carreira artística. Na experiencia do estagio foi possível concluir que aulas
dinâmicas e criativas chamam mais atenção dos alunos, e que eles se
desenvolvem melhor com a introdução de atividades ligadas a arte, além do
que esse ensino pode ser dado de maneira interdisciplinar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da arte e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The importance of teaching art has been the subject of discussion throughout the
years, even in the face of many studies developed that prove its
importance for the intellectual development of the individual, this teaching still
does not happen in a satisfactory way, that it will fully develop the
teaching. Based on these statements, this monograph addresses how
art influences the child's cognitive and cultural development, discussing
thus the importance of introducing this discipline in school education, since
the childhood. The objective of this research is an analysis of how the
teaching-learning process of art in the fourth year of teaching
elementary school of the Jaime Meira Fontes State Elementary School,
trying to identify how students develop in art classes,
thus understanding the importance of teaching it in education
systematized. Regarding the methodology, it was used as an instrument
data collection, observation and semi-structured interview, in addition to
bibliographic sources, oral sources and memory document, the last two
collected during the supervised internship. With the development
of this study it was proved that arts education is fragmented and limited to
free expression, and that due to this erroneous way of working arts,
students see teaching it as just a distraction and consider
that your study will only influence those who will later follow
an artistic career. In the experience of the intern it was possible to conclude that
dynamic and creative actions attract more students' attention, and that they
develop better with the introduction of activities related to art, in addition to
that this teaching can be done in an interdisciplinary way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13485 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T20:31:55Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T20:31:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arte - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Arte - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criança - desenvolvimento cognitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Art - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Art - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Child - cognitive development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marta Soraya Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Art teaching and its contribution to the child's cognitive and cultural development. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marta Soraya Sousa. O ensino da arte e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |