DSpace/Manakin Repository

Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, S. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0527521347736701 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de investigar a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática, se estes instrumentos estão sendo utilizados realmente em sala de aula e como se a adaptação dos alunos diante dos jogos. Percebe-se que ainda existe a ideia de que jogos e brincadeiras são considerados instrumentos sem nenhum valor educativo e são vistos muitas vezes como mera fonte de diversão e lazer, sabe-se que ainda existem educadores e alunos que apresentam resistência ao ato de se trabalhar por meio de jogos. A pesquisa enquadra-se num estudo de caso, utilizou-se como aporte metodológico a observação direta em sala de aula a partir da abordagem qualitativa para se realizar a coleta de dados e uma entrevista semi-estruturada, bem como foram construídas fontes documentais a partir da vivencia do estagio supervisionado. Diante destes procedimentos pode-se concluir que ainda existe por parte de alunos a resistência a forma lúdica de aprender matemática, as vezes por não compreenderem as regras do jogo e o medo de errar. E ainda e notória a ausência por parte da professora ao uso de métodos que utilizam a ludicidade para ensinar conteúdos matemáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This work aims to investigate the importance of games and games in the teaching-learning process of mathematics, if these instruments are really being used in the classroom and how the students adapt to the games. It is noticed that there is still the idea that games and games are considered instruments with no educational value and are often seen as a mere source of fun and leisure, it is known that there are still educators and students who are resistant to the act of working through games. The research is part of a case study, direct observation in the classroom was used as a methodological approach based on the qualitative approach to conduct data collection and a semi-structured interview, as well as documentary sources were built from the experience of the supervised internship. Given these procedures, it can be concluded that there is still resistance on the part of students to the playful way of learning mathematics, sometimes because they do not understand the rules of the game and the fear of making mistakes. And it is still notorious to absence on the part of the teacher to use methods that use playfulness to teach mathematical content. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13486
dc.date.accessioned 2020-07-23T20:49:26Z
dc.date.available 2020-07-23
dc.date.available 2020-07-23T20:49:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Aprendizagem através de jogos pt_BR
dc.subject Matemática jogos pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Learning through games pt_BR
dc.subject Math games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Sonaly Elias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Play and games in mathematics: a possible practice. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Sonaly Elias. Brincadeiras e jogos na matemática: uma prática possível. 2010. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta