dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho e fundamentado na perspectiva de que os meios tecnológicos
estão intimamente presentes no cotidiano das pessoas, e por esse motivo, não
devem ficar aquém da sala de aula. Nesse sentido, a educação deve ser
tratada de forma dinâmica, sobressaindo aos muros da pedagogia tradicional
para um fazer pedagógico moderno, com a utilização de instrumentos
tecnológicos que viabilizam, agilizam e facilitam o processo de ensino aprendizagem.
Deste modo, essa pesquisa inicia-se percorrendo uma trajetória
histórica, enfocando que atitudes sociais, culturais e políticas fazem parte da
transformação dos meios tecnológicos, nos influenciando desde a antiguidade
até os dias atuais. A posteriori, realizou-se uma discussão acerca de um
melhor proveito dos meios tecnológicos na escola de rede publica Municipal,
haja vista que muito embora aparatos tecnológicos estejam presentes nas
escolas, não estão sendo utilizados de forma adequada para a construção dos
saberes. Essas abordagens são de extrema importância tendo em vista a
sensibilização dos educadores para que exerçam e vivenciem um processo de
ensino-aprendizagem pautado na dinâmica, interatividade, agilidade,
globalidade e facilidade que os meios tecnológicos permitem, seja dentro ou
fora da sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Importância de recursos audiovisuais para aprendizagem significativa de alunos do 5º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This work is based on the perspective that technological means
are intimately present in people's daily lives, and for that reason,
should fall short of the classroom. In this sense, education must be
dynamically treated, standing out from the walls of traditional pedagogy
for a modern pedagogical practice, using instruments
technologies that make feasible, streamline and facilitate the teaching-learning process.
In this way, this research begins by following a trajectory
history, focusing on social, cultural and political attitudes as part of the
transformation of technological means, influencing us since antiquity
until nowadays. A posteriori, there was a discussion about a
better use of technological means in the municipal public school,
considering that even though technological devices are present in the
schools, are not being used properly for the construction of
knowledges. These approaches are extremely important in view of the
raising the awareness of educators so that they exercise and experience a process of
teaching-learning based on dynamics, interactivity, agility,
globality and ease that technological means allow, whether within or
outside the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13487 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T21:19:00Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T21:19:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos audiovisuais |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Audiovisual resources |
pt_BR |
dc.subject |
Technology in education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
School and technology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Suleimara Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Importance of audiovisual resources for meaningful learning by students in the 5th year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Suleimara Ferreira da. Importância de recursos audiovisuais para a aprendizagem significativa de alunos do 5º do ensino fundamental. 2010. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |