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Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades.

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dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho propõe analisar a Educação Inclusiva em escolas da rede publica estadual e municipal, da cidade de Cajazeiras - PB, tendo como publico alvo, os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's), inseridos nas escolas: E.E.E.F. Dom Moises Coelho e E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. Com intuito de aprofundar o estudo, a analise objetivou investigar as necessidades, os conflitos, medos e frustrações crianças portadoras de necessidades especiais, tentando detectar como esta sendo a implantação e os desafios dessa inclusão. O método utilizado para a realização dessa pesquisa, foi escolhido com base num estudo de natureza exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de coletas de dados entrevistas realizadas nas escolas, com alunos "ditos normais" e alunos com NEE's, onde essas entrevistas foram executadas, de acordo com as necessidades especificas de cada aluno. Deste modo, o resultado da pesquisa foi relevante, pois houve a constatação, de que as dificuldades de aprendizagem dos alunos com NEE's são presentes no cotidiano da escola, por falta de formação especializada e capacitação dos professores e demais membros da comunidade escolar. Sendo assim, foi concluído que a Educação Inclusiva ainda não e efetiva nas escolas, por surgir sem rumo certo, com uma carência de um trabalho orientado, para que de fato aconteça inclusão escolar, prevista pela lei federal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This work proposes to analyze Inclusive Education in public schools state and municipal, of the city of Cajazeiras - PB, having as target audience, the students with special educational needs (SENs), inserted in schools: E.E.E.F. Dom Moises Coelho and E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. With In order to deepen the study, the analysis aimed to investigate the needs, conflicts, fears and frustrations children with special needs, trying to detect how the implementation is being and the challenges of this inclusion. THE method used to carry out this research, was chosen based on a exploratory study with a quantitative and qualitative approach, with the objective of data collection instrument interviews conducted in schools with students "normal people" and students with SEN's, where these interviews were carried out, according to the specific needs of each student. In this way, the result of the research was relevant, as it was found that the difficulties of learning of students with SEN's are present in the school's daily routine, due to lack specialized training and training for teachers and other members of the school community. Therefore, it was concluded that Inclusive Education still is not effective in schools, as it appears without a right direction, with a lack of oriented work, so that in fact school inclusion happens, provided for by law federal. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13488
dc.date.accessioned 2020-07-23T21:33:08Z
dc.date.available 2020-07-23
dc.date.available 2020-07-23T21:33:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Cajazeiras - Paraíba - educação especial pt_BR
dc.subject Alunos com necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Cajazeiras - Paraíba - special education pt_BR
dc.subject Students with special educational needs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Vanessa Freitas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: conceptual delimitation, limits and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Vanessa Freitas de. Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


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