dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho propõe analisar a Educação Inclusiva em escolas da rede publica
estadual e municipal, da cidade de Cajazeiras - PB, tendo como publico alvo, os
alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's), inseridos nas escolas:
E.E.E.F. Dom Moises Coelho e E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. Com
intuito de aprofundar o estudo, a analise objetivou investigar as necessidades, os
conflitos, medos e frustrações crianças portadoras de necessidades especiais,
tentando detectar como esta sendo a implantação e os desafios dessa inclusão. O
método utilizado para a realização dessa pesquisa, foi escolhido com base num
estudo de natureza exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como
instrumento de coletas de dados entrevistas realizadas nas escolas, com alunos
"ditos normais" e alunos com NEE's, onde essas entrevistas foram executadas, de
acordo com as necessidades especificas de cada aluno. Deste modo, o resultado da
pesquisa foi relevante, pois houve a constatação, de que as dificuldades de
aprendizagem dos alunos com NEE's são presentes no cotidiano da escola, por falta
de formação especializada e capacitação dos professores e demais membros da
comunidade escolar. Sendo assim, foi concluído que a Educação Inclusiva ainda
não e efetiva nas escolas, por surgir sem rumo certo, com uma carência de um
trabalho orientado, para que de fato aconteça inclusão escolar, prevista pela lei
federal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
This work proposes to analyze Inclusive Education in public schools
state and municipal, of the city of Cajazeiras - PB, having as target audience, the
students with special educational needs (SENs), inserted in schools:
E.E.E.F. Dom Moises Coelho and E.M.E.I.E.F. Antônio Tabosa Rodrigues - CAIC. With
In order to deepen the study, the analysis aimed to investigate the needs,
conflicts, fears and frustrations children with special needs,
trying to detect how the implementation is being and the challenges of this inclusion. THE
method used to carry out this research, was chosen based on a
exploratory study with a quantitative and qualitative approach, with the objective of
data collection instrument interviews conducted in schools with students
"normal people" and students with SEN's, where these interviews were carried out,
according to the specific needs of each student. In this way, the result of the
research was relevant, as it was found that the difficulties of
learning of students with SEN's are present in the school's daily routine, due to lack
specialized training and training for teachers and other members of the
school community. Therefore, it was concluded that Inclusive Education still
is not effective in schools, as it appears without a right direction, with a lack of
oriented work, so that in fact school inclusion happens, provided for by law
federal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13488 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T21:33:08Z |
|
dc.date.available |
2020-07-23 |
|
dc.date.available |
2020-07-23T21:33:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Cajazeiras - Paraíba - educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos com necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.subject |
Cajazeiras - Paraíba - special education |
pt_BR |
dc.subject |
Students with special educational needs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Vanessa Freitas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education: conceptual delimitation, limits and possibilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Vanessa Freitas de. Educação inclusiva: delimitação conceitual, limites e possibilidades. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |