Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo discutir através de um estudo mais aprofundado, series de fatores sociais que vem se destacando no interior das instituições escolares. Trata-se de preconceitos sobre gênero e sexo, absorvidos ainda no meio familiar e também na instituição de ensino que tem gerado grandes desigualdades e estereótipos entre meninos e meninas. Tendo em vista um objetivo a se alcançar, com a construção de uma pratica pedagógica não discriminatória e com mais conhecimento prévio sobre o tema gênero e sexo, podendo assim contribuir no intuito de, que a escola seja um lugar de convivência e formação para a igualdade nas relações de gênero, com isto, construir uma educação mais democrática dentro da sala de aula, onde os educandos educadores possam compartilhar suas diferenças, respeitando as diversidades de identidade e de gênero dentro do contexto escolar. Foi realizado na escola Desembargador Boto na cidade de Cajazeiras especificamente na turma de 4° ano, o processo de observação e entrevista entre os alunos, que exigiu uma obtenção de informações dentro do cotidiano escolar que veio a determinar o assunto ou problema de estudo monográfico. Os dados foram analisados de forma qualitativa preocupando-se com a interpretação do fenômeno. Em outro momento, aconteceu o estagio supervisionado, num processo que exigiu conhecimento da escola pesquisada e de conteúdos didáticos para que fosse desenvolvida uma representatividade de conhecimentos no ensino aprendizagem dos alunos. Embora o estudo aponte que as relações de gênero tenham sofrido muitas transformações ao longo do tempo, ainda prevalece nas escolas e, especificamente, dentro das salas de aula, a distinção entre os sexos, que determinam diferenças comportamentais para os meninos e as meninas, contribuindo assim, para uma necessidade de praticas reflexiva no cotidiano escolar. Esses resultados contribuem na compreensão dos aspectos desafiadores na instituição de ensino escolar, propondo manutenção e ruptura de papeis sociais de gênero as desconstruções e superações de estereótipos entre meninos e meninas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação de gênero na escola. pt_BR
dc.date.issued 2010-12
dc.description.abstract This work aims to discuss, through a more in-depth study, series of social factors that have stood out within school institutions. Its about prejudices about gender and sex, absorbed still in the family environment and also in the institution education that has generated great inequalities and stereotypes between boys and girls. In view of an objective to be achieved, with the construction of a pedagogical practice not discriminatory and with more prior knowledge on gender and sex, thus being able to contribute in order that the school is a place of coexistence and training for the equality in gender relations, thereby building a more democratic education within the classroom, where educating students can share their differences, respecting the diversity of identity and gender within the school context. Was held at Desembargador Boto school in the city of Cajazeiras specifically in the class of 4th year, the observation and interview process between students, which required obtaining information within the school routine that came to determine the subject or problem of monographic study. The data were analyzed in a qualitative way, being concerned with the interpretation of the phenomenon. In another moment, the supervised internship took place, in a process that required knowledge of the researched school and didactic content so that representativeness of knowledge in teaching students. Although the study points out that gender relations have suffered many changes over time, still prevails in schools and, specifically, within classrooms, the distinction between the sexes, which determine behavioral differences for boys and girls, thus contributing to a need for reflective practices in the school routine. These results contribute to the understanding of the challenging aspects in the school teaching institution, proposing the maintenance and rupture of social gender roles deconstructions and overcoming stereotypes between boys and girls. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13490
dc.date.accessioned 2020-07-23T21:54:04Z
dc.date.available 2020-07-23
dc.date.available 2020-07-23T21:54:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações éticas raciais pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexo pt_BR
dc.subject Relações de gênero - educando - educadores pt_BR
dc.subject Racial ethical relations pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Sex pt_BR
dc.subject Gender relations - educating - educators pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Thayane Pessoa Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender relation at school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Thayane Pessoa Silva. Reação de gênero na escola. 2010. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta