dc.creator.ID |
VIEIRA, M. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8165760581583560 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa discute problemas ambientais vivenciados
cotidianamente. Em muitos casos não entendemos as causas de diversos
acontecimentos catastróficos, que tem causado a fúria da natureza e que em
sua grande maioria são acarretados por pessoas que exercem uma pratica
diária de descuido com o meio ambiente ao qual estão inseridas. Sendo assim,
esta pesquisa tem por objetivo identificar quais os fatores que contribuem para
o desequilíbrio ambiental e compreender o que educandos do 4° ano do Ensino
Fundamental entendem sobre o meio ambiente. Como instrumento de coleta
de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada, com cinco alunos de uma
escola publica municipal da cidade de São João do Rio do Peixe -PB, e
observações da sala de aula, que nos serviram de subsidio para melhor
compreender a visão de educandos acerca da temática; considerando a fala
durante a entrevista e a ação cotidiana na escol. O referencial teórico foi
construído a partir de leituras de autores que desenvolvem trabalhos
relacionados a Educação Ambiental como: Souza (2002); Carvalho (2006);
Vianna (1994) dentre outros. Esta pesquisa esta dividida em três capítulos
sendo o primeiro abordaremos a Relação entre a natureza e o homem, na
sequencia seguiremos discutindo sobre A importância da educação ambiental
no desenvolvimento pleno dos alunos, para finalizar apresentaremos Analise
dos dados coletados, Os dados coletados nos permitiram algumas
considerações: necessidade de mudança de postura por parte de professores e
alunos voltada para a ética ambiental, pois cabe-nos refletir acerca de nossas
ações diante da realidade em que estamos inseridos para que a mudança de
postura seja verdadeiramente efetivada. Foi possível concluirmos que os
educandos estão alheios aos temas relacionados o meio ambiente, uma vez
que os mesmos não compreendem sobre os temas relacionados a Educação
Ambiental e sobre a ação que o homem exerce sobre a natureza ocasionando
problemas ambientais. Sendo assim faz-se necessário que os professores
reflitam sobre a sua pratica educativa e passe a inserir metodologias voltadas
para o desenvolvimento da ética ambiental dos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental: o que pensam alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This research discusses environmental problems experienced
everyday. In many cases we do not understand the causes of several
catastrophic events, which has caused the fury of nature and which in
the vast majority are caused by people who practice
carelessness with the environment to which they are inserted. Thus,
this research aims to identify which factors contribute to
the environmental imbalance and understand what students in the 4th year of Education
Fundamental understand about the environment. As a collection instrument
of data we used the semi-structured interview, with five students from a
municipal public school in the city of São João do Rio do Peixe -PB, and
classroom observations, which served as a subsidy for better
understand the view of students on the theme; considering speech
during the interview and daily action in school. The theoretical framework was
constructed from readings by authors who develop works
related to Environmental Education such as: Souza (2002); Carvalho (2006);
Vianna (1994) among others. This research is divided into three chapters
the first, we will address the relationship between nature and man, in
sequence we will continue discussing about The importance of environmental education
in the full development of students, to conclude we will present Analysis
of the data collected, the data collected allowed us to some
considerations: need for a change of posture on the part of teachers and
students focused on environmental ethics, as it is up to us to reflect on our
actions before the reality in which we are inserted so that the change of
posture is truly effective. It was possible to conclude that the
students are oblivious to issues related to the environment, since
that they do not understand about issues related to Education
And on the action that man exerts on nature causing
environmental problems. Therefore, it is necessary that teachers
reflect on their educational practice and start inserting methodologies aimed at
for the development of the students' environmental ethics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13525 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-24T19:36:11Z |
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dc.date.available |
2020-07-24 |
|
dc.date.available |
2020-07-24T19:36:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza e meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Desequilíbrio ambiental - entendimentos dos alunos |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Nature and environment |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental imbalance - students' understandings |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maruilza Camilo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental Education: what 4th grade students think about elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maruilza Camilo da Silva. Educação Ambiental: o que pensam alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |