dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo explanar a relação existente entre a brincadeira e o
desenvolvimento cognitivo da criança. Tendo em vista a colaboração do lúdico para a
criança, o trabalho inicia-se com uma breve discussão sobre o brincar e suas
contribuições, abordando a importância do ato de brincar, o mundo ilusório da criança e
o brincar na escola. Também traz uma breve abordagem sobre as contribuições de
Vygotsky a despeito do processo de desenvolvimento da criança, como também a
reconhecimento do brincar para o mesmo. Deste modo, salienta-se destacar também o
brincar enquanto influenciador da aprendizagem, algumas praticas observadas e alguns
posicionamentos de educandos sobre o brincar. A pesquisa relata também as
experiencias vivenciadas do Estagio Supervisionado em Docência onde o brincar esteve
presente enquanto ferramenta fundamental na pratica de ensino. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento coleta de dados entrevistas,
observação e fontes documentais, tais como Diário de Campo e Portfolio. Conclui-se
assim que o brincar e indispensável para a criança em todas as etapas de sua vida, e
pode ser considerado também um grande aliado do professor enquanto influenciador no
processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to explain the relationship between play and the
child's cognitive development. In view of the collaboration of the ludic for the
child, the work begins with a brief discussion about playing and its
contributions, addressing the importance of the act of playing, the child's illusory world and
playing at school. It also provides a brief overview of the contributions of
Vygotsky despite the child's developmental process, as well as the
recognition of playing for the same. In this way, it is worth mentioning also the
playing while influencing learning, some observed practices and some
students' positions on playing. The research also reports
experiences of the Supervised Internship in Teaching where playing has been
present as a fundamental tool in teaching practice. It is a
qualitative research, which used interviews as a data collection instrument,
observation and documentary sources, such as Diário de Campo and Portfolio. Concludes
so play is indispensable for children at all stages of their lives, and
can also be considered a great ally of the teacher as an influencer in the
teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13526 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-24T20:22:42Z |
|
dc.date.available |
2020-07-24 |
|
dc.date.available |
2020-07-24T20:22:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento cognitivo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Child cognitive development |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Michelle Liliane da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship between play and the child's cognitive development. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Michelle Liliane da Silva. A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |