DSpace/Manakin Repository

A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo explanar a relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. Tendo em vista a colaboração do lúdico para a criança, o trabalho inicia-se com uma breve discussão sobre o brincar e suas contribuições, abordando a importância do ato de brincar, o mundo ilusório da criança e o brincar na escola. Também traz uma breve abordagem sobre as contribuições de Vygotsky a despeito do processo de desenvolvimento da criança, como também a reconhecimento do brincar para o mesmo. Deste modo, salienta-se destacar também o brincar enquanto influenciador da aprendizagem, algumas praticas observadas e alguns posicionamentos de educandos sobre o brincar. A pesquisa relata também as experiencias vivenciadas do Estagio Supervisionado em Docência onde o brincar esteve presente enquanto ferramenta fundamental na pratica de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento coleta de dados entrevistas, observação e fontes documentais, tais como Diário de Campo e Portfolio. Conclui-se assim que o brincar e indispensável para a criança em todas as etapas de sua vida, e pode ser considerado também um grande aliado do professor enquanto influenciador no processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract This work aims to explain the relationship between play and the child's cognitive development. In view of the collaboration of the ludic for the child, the work begins with a brief discussion about playing and its contributions, addressing the importance of the act of playing, the child's illusory world and playing at school. It also provides a brief overview of the contributions of Vygotsky despite the child's developmental process, as well as the recognition of playing for the same. In this way, it is worth mentioning also the playing while influencing learning, some observed practices and some students' positions on playing. The research also reports experiences of the Supervised Internship in Teaching where playing has been present as a fundamental tool in teaching practice. It is a qualitative research, which used interviews as a data collection instrument, observation and documentary sources, such as Diário de Campo and Portfolio. Concludes so play is indispensable for children at all stages of their lives, and can also be considered a great ally of the teacher as an influencer in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13526
dc.date.accessioned 2020-07-24T20:22:42Z
dc.date.available 2020-07-24
dc.date.available 2020-07-24T20:22:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem através de jogos pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Child cognitive development pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Learning through games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Michelle Liliane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship between play and the child's cognitive development. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Michelle Liliane da Silva. A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta