dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A indisciplina desde os antepassados vem gerando dificuldades no contexto escolar. Esse
fenômeno vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem mais
solucionar o problema. A indisciplina escolar e caracterizada de diversas formas, porem as
ideias acerca desse tema estão longe de se chegar a um determinado consenso. O presente
trabalho propõe discutir um breve histórico do fenômeno indisciplina, mostrando como o
comportamento indisciplinado era visto e como se tentava solucionar, também vem nos
mostrar a indisciplina na atualidade, o que mudou ou o que continua como antigamente, suas
causas e características que provocam a indisciplina. Desse modo, objetiva-se analisar qual o
papel fundamental da escola e da família dentro do âmbito escolar, procurando formular e
discutir estrategias para que se possa trabalhar com os alunos de forma clara. Apresenta
também, as vivencias do Estagio Supervisionado em Decência, onde a utilização do lúdico foi
de suma importância para o ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter
explicativo com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados a
entrevista semi-estruturada, a observação e fontes documentais constituídas por um Portfolio
com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio e um Diário de Campo
com os registros das aulas. Conclui-se que deve haver uma aproximação maior entre a escola
e a família, visando um trabalho integrado. não apenas discutindo as dificuldades enfrentadas
no contexto escolar a partir da indisciplina, mas construir praticas pedagógicas novas que
levem em conta as características do fenômeno tentando achar soluções. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Indiscipline since the ancestors has been generating difficulties in the school context. That
phenomenon is worsening in such a way that neither the school nor the family can
solve the problem. School indiscipline is characterized in several ways, but
ideas on this topic are far from reaching a certain consensus. The gift
work proposes to discuss a brief history of the indiscipline phenomenon, showing how the
undisciplined behavior was seen and as it was tried to solve, it also comes in the
to show indiscipline today, what has changed or what continues as before, its
causes and characteristics that cause indiscipline. Thus, the objective is to analyze what the
fundamental role of the school and the family within the school environment, seeking to formulate and
discuss strategies so that you can work with students clearly. Features
also, the experiences of the Supervised Internship in Decency, where the use of playfulness was
of paramount importance for teaching and learning. It is a research of character
explanatory with qualitative approach, which used as instruments of data collection the
semi-structured interview, observation and documentary sources constituted by a Portfolio
with the class pianos and the activities developed during the internship and a Field Diary
with the class records. We conclude that there must be a closer relationship between the school
and the family, aiming at integrated work. not only discussing the difficulties faced
in the school context based on indiscipline, but building new pedagogical practices that
take into account the characteristics of the phenomenon while trying to find solutions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13527 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-24T20:40:00Z |
|
dc.date.available |
2020-07-24 |
|
dc.date.available |
2020-07-24T20:40:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Condutas violentas |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno indisciplinado - causas e consequências |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Violent conduct |
pt_BR |
dc.subject |
Undisciplined student - causes and consequences |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Miqueline Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School indiscipline: causes and consequences of school indiscipline in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Miqueline Gomes de. Indisciplina escolar: causas e consequências da indisciplina escolar na educação infantil. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |