dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREEIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.description.resumo |
A monografia intitulada "A Literatura Infantil e a formação do leitor: contribuições para o
desenvolvimento da capacidade critico-reflexiva dos educandos", tem por objeto de estudo a
literatura infantil no processo de letramento das crianças. Acredita-se que pelas
especificidades da literatura, sobretudo pela junção imaginário-realidade, e mediação das
experiências literárias, as crianças ampliam escutas, leituras e interpretações que contribuem
para o desenvolvimento da criticidade e reflexividade, sejam estas mediações efetivadas
pelo(a) professor(a) ou pela própria criança ao estabelecer contatos com as historias e livros.
Tendo em vista estas considerações, a pesquisa norteia-se pela seguinte indagação: "Quais
contribuições a literatura infantil oferece a formação do leitor no sentido de desenvolver a
capacidade critico-reflexiva dos educandos?". Guiada pela questão, a investigação objetivo
analisar o desenvolvimento da leitura por meio da literatura infantil na sala de aula como
auxilio a formação do leitor critico-reflexivo. Para tal feito, se constitui um "estudo de caso",
onde se fizeram necessários procedimentos e instrumentos de pesquisa que conduzissem a
analise do fenômeno investigado. Nesse sentido, a pesquisa comporta etapas distintas, quais
sejam: revisão de literatura pautada nos estudos da criança/infância, da literatura infantil e do
letramento; pesquisa exploratória efetivada na Escola Joao Cartaxo Rolim, situada na cidade
Sousa-PB, efetivamente na turma do 4° Ano B, a fim de observação, aplicação de
questionários e coleta de dados; e, analise da problemática por meio de procedimentos
analíticos estabelecidos entre as fontes da investigação e os referenciais. Assim, o trabalho
apresenta-se estruturado em três partes. No primeiro capitulo, contextualiza-se a historia da
literatura infantil, associando-a ao surgimento do sentimento de infância e a sua
institucionalização na escola. No segundo, aborda-se o ato de ler no espaço escolar e se
discutem as politicas de formação de leitores, além de apresentar e contextualizar o locus de
investigação. No terceiro, analisam-se os dados coletados na empiria, propondo aproximações
entre as fontes fornecidas pelos sujeitos educativos as perspectivas teórico-metodológicas dos
autores e materiais consultados. Nas considerações finais, realiza-se uma síntese que se
desenvolve em torno das intenções de pesquisa, bem como dos seus achados, em que se
constata a relevância da literatura infantil para a formação do leitor critico-reflexivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A literatura infantil e a formação do leitor: contribuições para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos educandos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10-26 |
|
dc.description.abstract |
The monograph entitled "The Children's Literature and the formation of the reader:
contributions to the development of critical and reflective ability of learners" is the object of
study children's literature in the literacy process o f children. It is believed that the specifics o f
literature, especially by joining imaginary-reality, and mediation of literary experiments,
children expand wiretaps, readings and interpretations that contribute to the development of
criticality and reflexivity, these mediations are effected by(a) teacher(a) or by the child to
establish contacts with the stories and books. In view of these considerations, the research is
guided by the following question: "What contributions to children's literature offers the reader
the training to develop the ability o f critical and reflective learners?". Guided by the question,
the research aims to analyze the development of reading through children's literature in the
classroom as a training aid the reader's critical and reflective. For this feat, constitutes a "case
study" where were necessary procedures and research instruments that would lead to
analyzing the phenomenon investigated. In this sense, the research involves distinct steps,
namely: literature review guided the child studies/childhood, children's literature and literacy;
exploratory research carried School John Cartaxo Rolim, located in the city Sousa PBeffectively
in the classroom 4th Year B, to observation, questionnaires and data collection,
and analysis of the problems through analytical procedures established between research
sources and references. Thus, the paper presents structured in three parts. The first chapter
contextualizes the history o f children's literature, linking it to the emergence o f feeling of
childhood and its institutionalization in school. In the second, it approaches the act o f reading
in the school environment and policies are discussed training o f readers, besides presenting
and contextualizing the locus of research. In the third, we analyze the data collected in
empiricism, suggesting similarities between the fonts provided by the educational subject to
theoretical and methodological perspectives of the authors and materials consulted. In the
final, realized a synthesis that develops around the intentions o f research and its findings, as it
notes the importance of children's literature for the formation o f critical and reflective reader. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13533 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T17:07:46Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T17:07:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura como prática |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice at school |
pt_BR |
dc.subject |
Reading as practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Maria Sarmento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature and the formation of the reader: contributions to the development of the critical-reflexive capacity of students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Maria Sarmento. A literatura infantil e a formação do leitor: contribuições para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos educandos. 2012. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |