dc.contributor.advisor1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa intitulado: A Experiência da Escola Centra de Educação
Especial Integrada Geny Ferreira com a Educaçã Inclusiva: com ênfase na atuação
docente, tem como objetivo geral: Identificar e analisar as percepções, desafios e
vivências de dois professores da rede filantrópica da cidade de Sousa-PB sobre o
processo de inclusão escolar. E como objetivos específicos: identificar o processo de
inclusão no contexto histórico e os aspectos legais que asseguram a educação
inclusiva, conhecer a importância da formação inicial e continuada de professores na
ótica inclusiva, por fim conhecer as concepções docente acerca da inclusão de
deficientes em suas salas de aula na cidade de Sousa-PB. No que se refere a
Metodologia, e de natureza qualitativa e segue princípios do estudo de caso. Para a
coleta de dados utilizei a observação e entrevista com duas professoras da sala de
"adaptação" e do segundo ano do Ensino Fundamental do Centra de Educação
Especial Integrada Geny Ferreira, na cidade de Sousa - PB. Em relação aos
resultados, a investigação revelou que as professoras participam de cursos de
capacitação, mas não se sentem totalmente habilitadas para lidar com tantas
diversidades. Pois a própria instituição e as políticas públicas de incluso não
oferecem apoio adequado a estas no tocante a estrutura física da escola e também
no que tange a contratação de profissionais interdisciplinares para ajudar no
desenvolvimento cognitivo e motor dos envolvidos. Mesmo assim, a instituição
supera as expectativas de inclusão na região, possuindo credibilidade, aceitação e a
população local tem esperança na ampliação da educação inclusiva em Sousa,
apesar de nem todos os professores da referida escola abraçarem essa causa |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à educação inclusiva: ênfase na atuação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research work entitled: The Experience of the School Center of Integrated
Special Education Geny Ferreira with to the Inclusive Education: with emphasis in
the educational performance, it has as objective identifies the inclusion process in the
historical context and the legal aspects that you/they assure the inclusive education,
to know the importance of the teachers' initial and continuous formation in the
inclusive optics, finally to know the conceptions teacher concerning the inclusion of
deficient in their classrooms in the city of Sousa-PB. In what it refers to the
Methodology, it is of qualitative nature and it follows beginnings of the case study.
For the collection of data I used the observation and interview with two teachers of
the "adaptation" room and of the second year of the Fundamental Teaching of the
Center of Integrated Special Education Geny Ferreira, in the city of Sousa - PB. In
relation to the results, the investigation revealed that the teachers participate in
training courses, but if they don't totally sit down qualified to work with so many
diversities. Because the own institution and the public politics of inclusion don't offer
appropriate support the these concerning physical structure of the school and also
with respect to interdisciplinary professionals' recruiting to help in the development
cognitive motor of those involved. Even so, the institution overcomes the inclusion
expectations in the area, possessing credibility, acceptance and the local population
has hope in the enlargement of the inclusive education in Sousa, in spite of nor all of
the teachers of the referred school hug that cause. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13534 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T17:26:25Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T17:26:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial integrada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - pessoas deficientes |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Integrated special education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - disabled people |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Drielly Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The experience of the Escola de Educação Especial Integrada Geny Ferreira with inclusive education: emphasis on teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Drielly Ferreira. A experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à educação inclusiva: ênfase na atuação docente. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |