dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stela Maria de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
A referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala
de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e
aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como
acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente
a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer
contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais,
utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta
prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa
se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e
instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos
sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal
de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a
monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus
principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em
sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de
seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada
concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino
fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The accompanying monograph examines the practice of educational evaluation in the
context of the classroom in elementary education from the process of teaching and
learning highlighting the importance of the evaluation process in education as well as
tracking the development of knowledge acquisition and ability of the student from the
construction of knowledge. Thus the a im of this work is to provide contributions to the
understanding of the importance of evaluation, since the early years, using the
educational evaluation as a means of stimulating teachers to do this practice as
something meaningful and not tiring. To accomplish this, the research was effected
through a "case study" in which procedures and instruments were used for data
collection, among others, the observation and interviews the subjects of educational
series of elementary school School Bulletin Childhood Education and Elementary. Thus,
the monograph presents itself divided into three chapters, in which contextualizes its
main concepts and ideas to contribute to the practice of the teacher in the classroom, as
well as allowing for the construction of better knowledge of their students, as where, so
the aforementioned school teachers conceive and practice educational evaluation in the
early grades of elementary school students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T17:41:08Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T17:41:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas avaliativas |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practices |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge building |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational evaluation as a mediation system in the teaching and learning process in the initial grades. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |