DSpace/Manakin Repository

Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stela Maria de Morais.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais, utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The accompanying monograph examines the practice of educational evaluation in the context of the classroom in elementary education from the process of teaching and learning highlighting the importance of the evaluation process in education as well as tracking the development of knowledge acquisition and ability of the student from the construction of knowledge. Thus the a im of this work is to provide contributions to the understanding of the importance of evaluation, since the early years, using the educational evaluation as a means of stimulating teachers to do this practice as something meaningful and not tiring. To accomplish this, the research was effected through a "case study" in which procedures and instruments were used for data collection, among others, the observation and interviews the subjects of educational series of elementary school School Bulletin Childhood Education and Elementary. Thus, the monograph presents itself divided into three chapters, in which contextualizes its main concepts and ideas to contribute to the practice of the teacher in the classroom, as well as allowing for the construction of better knowledge of their students, as where, so the aforementioned school teachers conceive and practice educational evaluation in the early grades of elementary school students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535
dc.date.accessioned 2020-07-25T17:41:08Z
dc.date.available 2020-07-25
dc.date.available 2020-07-25T17:41:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Práticas avaliativas pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.subject Educational assessment pt_BR
dc.subject Evaluative practices pt_BR
dc.subject Knowledge building pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational evaluation as a mediation system in the teaching and learning process in the initial grades. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta