DSpace/Manakin Repository

A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BUENO, Maria Ioneida Ramalhho.
dc.contributor.advisor1ID BUENO, Maria Ioneida Ramalho. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4828591425380465 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
dc.description.resumo 0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-30
dc.description.abstract The game and play are considered important strategies for teaching and learning in child education and early years of elementary education, promoting the internal motivation the reasoning the interaction between students / teachers / students. With this understanding are studies in all levels of education in order to have a better understanding of its usefulness. In this sense, this research aimed to investigate how teachers are using the ludic activities aiming to collect data that could contribute to further discussion on the importance of play in the classroom and how the game and play can and should be viewed as a teaching resourceteaching in two public schools of the City of Poco Dantas / PB, with the theoretical support authors as; Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008) , Lara (2004) among others, in addition to documents that regulate the functioning of these levels. For this we used a qualitative methodology with the support of interviews, questionnaires and observations. The data were analyzed in order to meet the objective. The results show that although the teachers understand the importance of working with the ludic in the classroom to children's development and learning process, they argue to have difficulties while working with games and activities for lack of affinity with recreational activities or failure in initial and continuing training. It is concluded that there is need to promote continuing education at the school pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536
dc.date.accessioned 2020-07-25T17:55:49Z
dc.date.available 2020-07-25
dc.date.available 2020-07-25T17:55:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta