dc.contributor.advisor1 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalhho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4828591425380465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MACIEL, Eliane Maria de Menezes. |
|
dc.description.resumo |
0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a
aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a
motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse
entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma
compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como
os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam
contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e
como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico
em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte
teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida
(1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre
outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para
isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e
observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os
resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar
com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino
aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta
de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se
que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-30 |
|
dc.description.abstract |
The game and play are considered important strategies for teaching and learning in child
education and early years of elementary education, promoting the internal motivation the
reasoning the interaction between students / teachers / students. With this understanding are
studies in all levels of education in order to have a better understanding of its usefulness. In
this sense, this research aimed to investigate how teachers are using the ludic activities aiming
to collect data that could contribute to further discussion on the importance of play in the
classroom and how the game and play can and should be viewed as a teaching resourceteaching
in two public schools of the City of Poco Dantas / PB, with the theoretical support
authors as; Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida
(2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008) , Lara (2004) among others, in addition
to documents that regulate the functioning of these levels. For this we used a qualitative
methodology with the support of interviews, questionnaires and observations. The data were
analyzed in order to meet the objective. The results show that although the teachers
understand the importance of working with the ludic in the classroom to children's
development and learning process, they argue to have difficulties while working with games
and activities for lack of affinity with recreational activities or failure in initial and continuing
training. It is concluded that there is need to promote continuing education at the school |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T17:55:49Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T17:55:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |