DSpace/Manakin Repository

O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BORBA, Valéria Maria de Lima.
dc.contributor.advisor1ID BORBA, V. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma detalhada como a primeira professora citada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This study has as its theme: the game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education. To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of teachers about working with games and play in early childhood education classes. Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed that teachers understand the importance of working with the playfulness related to mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire. The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as the first teacher quoted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537
dc.date.accessioned 2020-07-25T18:16:24Z
dc.date.available 2020-07-25
dc.date.available 2020-07-25T18:16:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Games and play - teaching math pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Bernadete Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta