dc.contributor.advisor1 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BORBA, V. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo tem como tema: o jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino
da matemática na educação infantil. No qual buscou-se analisar a função do jogo e da
brincadeira no ensino da matemática na educação infantil. Para a operacionalização do
objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: identificar a importância dos
jogos e das brincadeiras nas atividades de sala de aula; verificar a concepção dos professores
acerca do trabalho com jogos e brincadeiras em turmas de educação infantil. Quanta a
metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou analisar os dados através do
questionário, tendo como participantes três professoras da educação infantil que ensinam nas
salas de Pré I , Pré IIA e Pré IIB, numa escola da rede publica municipal de ensino, situada
na cidade de Cajazeiras - PB. Com relação aos resultados, a investigação revelou que as
professoras entendem a importância de trabalhar com o lúdico relacionado com a
matemática na educação infantil, mas apenas uma das entrevistadas, faz a especificação
detalhada da importância ao responder a primeira questão do questionário. As outras
participantes da pesquisa também explicam, através de suas respostas, mas não de forma
detalhada como a primeira professora citada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This study has as its theme: the game and play as a methodological resource for
teaching mathematics in early childhood education. In which we have analyzed the
function of the game and plays in teaching mathematics in early childhood education.
To operationalize the general objective, specific objectives were established: Identify
the importance of games and play activities in the classroom; verifying the design of
teachers about working with games and play in early childhood education classes.
Regarding the methodology, we performed a qualitative study aimed to analyze the data
through the questionnaire, and the participants were three kindergarten teachers who
teach in the classrooms for Pre I , Pre IIA and IIB in a school of public municipal school
located in the city of Cajazeiras - PB. With regard to the results, the research revealed
that teachers understand the importance of working with the playfulness related to
mathematics in early childhood education, but only one of the interviewees, is the
detailed specification of importance to answer the first question of the questionnaire.
The other survey participants also explain, through their answers, but not so detailed as
the first teacher quoted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13537 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T18:16:24Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T18:16:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Games and play - teaching math |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The game and play as a methodological resource for teaching mathematics in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Bernadete Silva de. O jogo e a brincadeira como recurso metodológico para o ensino da matemática na educação infantil.2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |