dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stela Maria de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.description.resumo |
A contação de histórias e um dos meios mais antigos de interação humana. Utilizada, desde os primórdios da humanidade, para a transmissão de conhecimentos e estimular a imaginação por meio da linguagem oral e dos livros de Literatura Infantil. Por meio das historias, os sujeitos humanos caminham por uma estrada de descobertas e compreensão do mundo, podendo assim transmitir valores e promover o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Partindo destas suposições, o trabalho monográfico visa "analisar as contribuições da contação de historias para o desenvolvimento integral das crianças", especialmente no espaço da Educação Infantil, buscando evidenciar aos educadores como inserir a narração de historias
em sala de aula, a fim de desenvolver a integração em grupo e as competências imaginativas, cognitivas, afetivas e pré- leitoras das crianças. Para compreensão da contação de historias na Educação Infantil, fez-se necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em torno do objeto de estudo. Nesse sentido, a pesquisa se define como "bibliográfica", muito embora tenha se efetivado uma atividade de campo na Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Jurema, no curso da revisão de literatura, para subsidiar o levantamento de sugestões teórico-metodológicos de contação de historias direcionadas as praticas docentes. Feitas as considerações teórico-metodológicas, convém que se apresentem os caminhos discursivos pertinentes a estrutura do trabalho. O primeiro capitulo "A contação de Historias na Historia: da Arte de Narrar ao Papel do Narrador" propõe compreender, histórica e conceitualmente, "a arte da contação de historias". O segundo capitulo "A Essência do Ouvir e do Escutar Historias: um Olhar sobre o Desenvolvimento Infantil" reflete a importância do ouvir e do escutar historias no processo de desenvolvimento das crianças, discutindo a contação de historias no espaço escolar. O terceiro capitulo "Sugestões Teórico-Metodológicas para Contação de Historias na Educação Infantil" propõe sugerir historias e procedimentos de contação aos docentes da Educação Infantil, associando-os aos estágios de desenvolvimento cognitivo e a fase de letramento das crianças. Ao término do trabalho monográfico, reafirma-se a convicção de que a contação de historias consiste um importante instrumento para motivar o desenvolvimento integral das crianças, especialmente quando os educadores de |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico- metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The storytelling is one of the most ancient of human interaction. Used since the dawn of
humanity, for the transmission of knowledge and stimulate the imagination through oral
language and books of Children's Literature. Through stories, human subjects walking on
a road of discovery and understanding of the world, so you can pass values and promote
child development in various aspects. Based on these assumptions, the monograph aims
to "examine the contributions of storytelling for the integral development of children",
especially in the space of Early Childhood Education, seeking to show educators how to
insert the storytelling in the classroom, in order to develop integration group and
imaginative skills, cognitive, affective and pre-readers for children. For understanding of
storytelling in kindergarten, it was necessary to conduct a literature search around the
object of study. In this sense, research is defined as "literature", although it is effected an
activity field in the Library of the State School of Basic Education Victor Jurema, in the
course of reviewing the literature to support the lifting of theoretical and methodological
suggestions for storytelling stories aimed at teaching practices. Made the theoretical and
methodological considerations, it is appropriate to present the discursive paths relevant to
the structure of the work. The first chapter "The story-Stories in History: The Art of
Telling the Role of the Storyteller" proposes understand, historically and conceptually,
"the art of storytelling." The second chapter, "The Essence of Stories Listen and Listen:
A Glimpse of Child Development" reflects the importance of listening and hearing stories
in the development of children, discussing storytelling in school. The third chapter
"Theoretical and Methodological Suggestions for Storytelling in Early Childhood
Education" proposes to suggest stories and storytelling procedures for teachers of early
childhood education, linking them to the stages of cognitive development stage and the
literacy of children. At the end of the monograph, reaffirms the belief that storytelling is
an important tool to motivate the integral development of children, especially when
educators make proper use of it from a reflective teaching practice and pleasurable |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13538 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-25T18:59:34Z |
|
dc.date.available |
2020-07-25 |
|
dc.date.available |
2020-07-25T18:59:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Conto infantil -subsídios metodológico |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Storytelling |
pt_BR |
dc.subject |
Children's tale - methodological subsidies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Storytelling in early childhood education: theoretical and methodological support for thinking about the integral development of children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Gabryella Lourenna Silva de. A contação de histórias na educação infantil: subsídios teórico - metodológicos para se pensar o desenvolvimento integral das crianças. 2013. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |