dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão
ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do
meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na
pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de
alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que
maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão?
Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da
preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I,
Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a
pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia
esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo
apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação
Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa
(2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No
segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a
contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os
instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e
entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos
dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao
finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em
sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para
além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição
para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de
diferentes idades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
We aim with this monograph to express our concern with the issue
because it is urgent to understand our participation in the destruction of the
environment and what we should do to preserve it. From this reflection on
teaching practice we elaborated the following guiding question, which is the understanding of
second year students of elementary school I about the environment? Is that
how can we work on environmental preservation based on this understanding?
Through these questions we elaborate the objectives: To analyze the importance of
environmental preservation for elementary school students,
Investigate what students understand about the environment and identify the
practices of students in the classroom in relation to environmental education. The monograph
it is organized in three chapters and is organized as follows: In the first chapter
we present a theoretical discussion focused on the importance of Preservation
Environmental from some authors such as: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa
(2008); Tabanez (1998), among others that supported the theoretical discussion. At the
second chapter we have the methodological procedure in which we highlight the
contextualization of the theme, the choice of field and research subjects, the
instruments for data collection: observation of classroom dynamics and
semi-structured interview with five students. In the third chapter we have the analysis of
collected data and students' understanding of the topic addressed. To
finalizing the research we conclude how important it is to work on
classroom activities and reflections aimed at preserving the environment, to
beyond our private space, and that the school has a large share of contribution
so that beneficial transformations occur in the daily actions of students from
different ages. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-27T20:07:15Z |
|
dc.date.available |
2020-07-27 |
|
dc.date.available |
2020-07-27T20:07:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Environment - teaching and learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Patricia Gonçalves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education: challenges in the classroom and for the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |