DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.description.resumo Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão? Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de diferentes idades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract We aim with this monograph to express our concern with the issue because it is urgent to understand our participation in the destruction of the environment and what we should do to preserve it. From this reflection on teaching practice we elaborated the following guiding question, which is the understanding of second year students of elementary school I about the environment? Is that how can we work on environmental preservation based on this understanding? Through these questions we elaborate the objectives: To analyze the importance of environmental preservation for elementary school students, Investigate what students understand about the environment and identify the practices of students in the classroom in relation to environmental education. The monograph it is organized in three chapters and is organized as follows: In the first chapter we present a theoretical discussion focused on the importance of Preservation Environmental from some authors such as: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), among others that supported the theoretical discussion. At the second chapter we have the methodological procedure in which we highlight the contextualization of the theme, the choice of field and research subjects, the instruments for data collection: observation of classroom dynamics and semi-structured interview with five students. In the third chapter we have the analysis of collected data and students' understanding of the topic addressed. To finalizing the research we conclude how important it is to work on classroom activities and reflections aimed at preserving the environment, to beyond our private space, and that the school has a large share of contribution so that beneficial transformations occur in the daily actions of students from different ages. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
dc.date.accessioned 2020-07-27T20:07:15Z
dc.date.available 2020-07-27
dc.date.available 2020-07-27T20:07:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Preservação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Environmental preservation pt_BR
dc.subject Environment - teaching and learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Patricia Gonçalves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education: challenges in the classroom and for the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta