DSpace/Manakin Repository

Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA JÚNIOR, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3587556735419259 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Roberto Veras de.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Celso Gestemeier.
dc.contributor.referee3 SILVA, Marcelo Saturnino da.
dc.contributor.referee4 ADILSON FILHO, José.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar como, em Serra Talhada e em Triunfo, cidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano, Microrregião do Pajeú, verifica-se o uso da memória lampiônica pelos produtores culturais e, no referente a esse uso, como são construídos os discursos desses atores sociais. Procedeu-se investigação bibliográfica. Foram examinadas obras diversificadas que tratam do assunto memória e mercadorização da memória. Também foram consultadas literaturas que circulam no âmbito regional, cujos autores são produtores culturais serratalhadenses e triunfenses e ex-soldados de volantes. Concernente à teoria empregada, buscou-se embasamento no discurso weberiano da ação social, mais especificamente, a que busca uma finalidade específica. Somado a essa incursão bibliográfica, também foram feitas entrevistas, tendo como instrumento de obtenção de dados o questionário semi-estruturado. Os conteúdos dos discursos dos sujeitos entrevistados foram analisados e utilizados na construção do texto que compõe esta tese. Como resultados, percebeu-se, de fato, a existência de disputa pela memória citada e, em decorrência de tal procedimento, a constatação de que, embora a intencionalidade seja a mesma, verifica-se a utilização de estratégias diferentes para se obter benefício da memória em questão. Enquanto em Serra Talhada a memória lampiônica é diretamente mercadejada, satisfazendo uma demanda turística, em Triunfo, seu uso se faz quando é agregada aos atrativos da cidade, ou seja, no espaço triunfense, a memória de Lampião funciona como elemento agregador de valor àquilo que a cidade, por si só, já oferece ao turista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The objective of this research was to investigate how, Serra Talhada and Triunfo, the cities of Meso Hinterland Pernambucano microrregion the Pajeú, there is the use of memory lampiônica by cultural producers, and in respect of such use , how they are constructed discourses these social actors. Proceeded bibliographic research . Diversified works dealing with the subject memory and commodification of memory were examined. Literatures circulating regionally, whose authors are serratalhadenses cultural producers and triunfenses and former soldiers flywheels were also consulted. Concerning the theory employed, we sought grounding in the Weberian discourse of social action, more specifically, to search a particular purpose. Added to this literature raid, interviews were also carried out, and as a tool for obtaining data semi - structured questionnaire. The contents of the interviews subjects were analyzed and used in the construction of the text that makes up this thesis. As a result, it was realized, in fact, the existence of the dispute quoted memory and, as a result of such a procedure, the finding that, although the intention is the same, the use of different strategies it appears to give the benefit of the memory in question. While in Serra Talhada hewn lampiônica the memory is directly marketed, satisfying a demand for tourism, in Triunfo its use becomes attractive when it is aggregated to the city , or in triunfense space, memory of Lampião works as aggregator element value to what the city itself already offers the tourist pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1361
dc.date.accessioned 2018-08-06T15:07:04Z
dc.date.available 2018-08-06
dc.date.available 2018-08-06T15:07:04Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Lampião pt_BR
dc.subject Memória Lampiônica pt_BR
dc.subject Disputa pt_BR
dc.subject Produtores Culturais pt_BR
dc.subject Mercadorização pt_BR
dc.subject Lampiônica Memory pt_BR
dc.subject Contention pt_BR
dc.subject Cultural Producers pt_BR
dc.subject Commodification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA JÚNIOR, José.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA JÚNIOR, J. Serra Talhada x Triunfo: a disputa da memória de Lampião no médio Pajeú pernambucano. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1361 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta