dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
0 presente trabalho monográfico teve como objetivo primeiramente conhecer um pouco
sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que as brincadeiras proporcionam na
infância, em seguida analisar posicionamento dos educandos no momento de estudar
brincando. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 38
alunos do 4° ano do ensino fundamental I . Foram utilizados como instrumentos de
coleta de dados: a observação, entrevista, aula - teste, documento de memoria e pianos
de aula. As aulas com brincadeiras e jogos retamente chamam muito a atenção das
crianças, no estagio tudo ficou comprovado, os educandos ficam mais sensíveis a
aprendizagem. Pode-se concluir que desde o nascimento das brincadeiras, as mesmas
proporcionam um bom desenvolvimento e uma aprendizagem fantástica, mas
infelizmente muitas crianças ainda não absorveram a ideia de ter as brincadeiras e os
jogos como instrumento de conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this monographic work was to first get to know a little
on the development and learning that play provides in
childhood, then analyze the students' positioning when studying
playing. The same was done at the Municipal School of Early Childhood Education and
Fundamental Vitoria Bezerra, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 38
4th year students of elementary school I. They were used as instruments of
data collection: observation, interview, lecture - test, memory document and pianos
of class. The classes with games and games rightly attract the attention of
in the internship everything was proven, the students are more sensitive to
learning. It can be concluded that since the birth of the games, the same
provide good development and fantastic learning, but
unfortunately many children have not yet absorbed the idea of having games and
games as an instrument of knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13628 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T20:27:08Z |
|
dc.date.available |
2020-07-29 |
|
dc.date.available |
2020-07-29T20:27:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras - método de instrução |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos - processo ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Play - instruction method |
pt_BR |
dc.subject |
Child and play |
pt_BR |
dc.subject |
Games - teaching learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Play in child development and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALEXANDRE, Risolangia Ribeiro. As brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado infantil. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |