dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para
alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos,
como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o
desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das
tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino
fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde
que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar
agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e
produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos
dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a
13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB.
Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se
toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita.
Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos
educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos,
para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência
critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The importance of Technological Resources in the teaching / learning process for
5th year students of elementary school. It deals with how teachers use resources,
such as: overhead projector, computers, television, video, posters, among others, in the classroom, from the students' perspective. This study seeks to demonstrate that it is possible
development of more dynamic educational activities from the perspective of
technologies in the field of education. Such innovations in the early grades of education
fundamental are considered of fundamental importance in the classroom, since
that are used properly, as it enables a school environment
pleasant and favorable to the construction of learning, through research and
knowledge production. These elements were observed from the analysis of the
data that were collected through a semi-structured questionnaire applied to
13 5th grade students, from a public school in the city of Serra Grande / PB.
They demonstrated the importance of such resources, stating that the class
it takes more pleasure and easy assimilation, improving reading and writing.
Therefore, it is up to the school, as an institution responsible for the training of
students, enabling people capable of dealing with technological advances,
for insertion in the labor market and for the development of awareness
criticizes these students, making them subjects of their history. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T20:54:13Z |
|
dc.date.available |
2020-07-29 |
|
dc.date.available |
2020-07-29T20:54:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Relação - professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Education - technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technology |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship - teacher - student |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Technological resources in education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rozicleide Nunes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
pt_BR |