DSpace/Manakin Repository

Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEIXOTO, M. F. C. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3211237067631259 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Joedla Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9739711047450380 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CALEGARI, Leandro.
dc.contributor.advisor-co1ID CALEGARI, L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9721551528990070 pt_BR
dc.contributor.referee1 CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.
dc.contributor.referee2 BAKKE, Ivonete Alves.
dc.description.resumo Os registros da história humana surgiram por volta de 6.000 anos a.C., com a utilização de entalhes na pedra, na madeira ou em placas de argila. Com o aperfeiçoamento deste processo artesanal, surgiu o papiro para registro de informações, depois o pergaminho e o papel. Assim, a evolução das técnicas de produção industrial do papel contribuiu para a degradação ambiental. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar a percepção dos atores sociais quanto aos impactos ambientais resultantes da produção e uso do papel, sob o foco da sustentabilidade ambiental. A metodologia empregada nesta pesquisa foi o uso de estudo de caso, embasado por uma revisão bibliográfica, aplicação de questionários semi estruturados em duas Instituições de Ensino Superior e com atores sociais e, ao final, apresentam-se propostas para auxiliar projetos de educação ambiental. Identificou-se, no ambiente acadêmico, em relação à percepção, sustentabilidade e impactos ambientais, uma visão globalizante, evidenciando-se as relações recíprocas entre natureza e sociedade. Em ambas as IESs, constatou-se que há um maior entendimento quanto à produção de papel, enquanto que a reutilização, a reciclagem e o descarte de papel foram pouco abordados. Quanto às práticas pedagógicas, poucos projetos são desenvolvidos, ficando a discussão voltada mais para sala de aula. Os atores sociais consideraram a prática do reuso do papel necessária para a reciclagem, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos recursos naturais, embora não representem segurança econômica. As propostas para alcançar a sustentabilidade no âmbito acadêmico devem partir de diretrizes e ações que contribuam para o ensino, a pesquisa e a extensão, dando suporte às experiências locais de reuso e reciclagem do papel na preservação ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Florestais. pt_BR
dc.title Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais. pt_BR
dc.date.issued 2011-05-27
dc.description.abstract The records of human history appeared around 6000 years BC, with the use of stone and wood carvings or clay tablets. With the improvement of this handmade process, papyrus emerged in order to record information, and then came parchment and afterwards paper. Thus the evolution of industrial production techniques of paper contributed to environmental degradation. Therefore, the objective of this project is to assess the perception of the social actors regarding environmental impacts resulting from production and use of paper under the focus of environmental sustainability. The methodology used in this research was the use of case study, based on a literature review, application of semi-structured questionnaires in two higher education institutions and with social actors. In the end, proposals were presented in order to help environmental education projects. It was identified, within the academic environment, regarding perception, sustainability and environmental impacts, a global view, highlighting the mutual relations between nature and society. In both Institutions, we found that there is a great understanding about the paper production, whereas reusing, recycling and discarding paper was rarely mentioned. In regard to the pedagogical practices, few projects are carried out, so the discussion occurs mostly in the classroom. The social actors considered the practice of reuse of paper necessary for recycling, minimizing environmental impacts and contributing to the preservation of natural resources, although it may not be financially viable. Proposals to achieve sustainability in the academic environment must come from guidelines and actions which contribute to teaching, research and extension, supporting local experience of reusing and recycling paper, as they play an essential role in environmental preservation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13668
dc.date.accessioned 2020-08-02T09:13:43Z
dc.date.available 2020-08-02
dc.date.available 2020-08-02T09:13:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Reaproveitamento de papel pt_BR
dc.subject Produção de papel pt_BR
dc.subject Uso de papel pt_BR
dc.subject Papel - produção, uso e reaproveitamento pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Indústria do papel - degradação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Reciclagem de papel pt_BR
dc.subject Impactos ambientais - papel pt_BR
dc.subject Preservação ambiental pt_BR
dc.subject Recursos naturais - preservação pt_BR
dc.subject Sustentabilidade - uso do papel pt_BR
dc.subject Práticas sustentáveis pt_BR
dc.subject Atores Sociais - Instituição de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Instituição de Ensino Superior - Atores Sociais pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Sustainable practices pt_BR
dc.subject Papel reciclado - produção pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Processo artesanal do papel pt_BR
dc.subject Paper reuse pt_BR
dc.subject Paper production pt_BR
dc.subject Paper - production, use and reuse pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Paper industry - environmental degradation pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Paper recycle pt_BR
dc.subject Environmental impacts - paper pt_BR
dc.subject Environmental preservation pt_BR
dc.subject Natural Resources - Preservation pt_BR
dc.subject Sustainability - use of paper pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production, use and reuse of paper in the perception of the social actors. pt_BR
dc.identifier.citation PEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral. Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais. 2011. 108f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais), Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Patos – Paraíba Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13668 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta