dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2384766341748775 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6161476125979644 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MACRI, L. M. S. R. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valterlin da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, V. S. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4740303724015282 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma
acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação
está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em
busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior,
porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores
possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a
satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da
UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de
caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que
pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva,
os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o
teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre
rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi
aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis
pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com
o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio
financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação
com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas.
O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a
educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o
desenvolvimento dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-11 |
|
dc.description.abstract |
Education has never been more important than these days. The world has been growing rapidly
bringing with it several changes, among them the way the process of education is being treated
in its dynamic process of construction. With the increasing desire to seek knowledge, many
students seek to specialize from higher education, however, not always these students complete
the course, which makes us question what factors can intervene to make this happen. The
objective of this work was to investigate how satisfaction is associated with the academic
performance of the students of the UFCG Management Course at Campus Sousa. This study
consisted of a quantitative research of exploratory and descriptive character, whose data
collection took on the basis of a previous research, which researched about the academic
satisfaction. In order to obtain a more effective analysis and interpretation, the available data
were organized in PivotTables in Excel, where the chi-square test was applied, aiming at the
possibility of identifying possible associations between academic performance and variables of
academic satisfaction. The independence test was applied to 35 variables, in which most of
them, that is, in 34 of the variables studied, accepted the null hypothesis H0, in which no
evidence of association with the students' academic performance was found. The variable
related to the financial support program offered by the institution was the only variable that
showed evidence of association with the average attributed to the aspect of academic
performance, among all the others surveyed. The study of new variables in education, further
enriches the way education contributes to the advancement of society, thus, education tends to
improve students' development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-03T11:50:56Z |
|
dc.date.available |
2020-08-03 |
|
dc.date.available |
2020-08-03T11:50:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Rendimento Acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Academic Performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de
Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
pt_BR |