DSpace/Manakin Repository

Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2384766341748775 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVERA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. M.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6161476125979644 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
dc.contributor.referee1ID MACRI, L. M. S. R.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valterlin da Silva.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. S.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4740303724015282 pt_BR
dc.description.resumo A educação nunca foi tão importante como nos dias de hoje. O mundo vem crescendo de forma acelerada trazendo consigo diversas mudanças, entre elas a forma como o processo da educação está sendo tratado em seu dinâmico processo de construção. Com o avanço cada vez maior em busca do conhecimento, muitos alunos procuram se especializar a partir do ensino superior, porém, nem sempre esses alunos concluem o ensino, o que se faz questionar quais fatores possam intervir para que isso aconteça. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como a satisfação está associada ao rendimento acadêmico dos alunos do Curso de Administração da UFCG do Campus Sousa. O presente estudo consistiu em uma investigação quantitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados tomou por base pesquisa anterior, que pesquisou acerca da satisfação acadêmica. Buscando uma análise e interpretação mais efetiva, os dados disponíveis, foram organizados em tabelas dinâmicas no Excel, onde foi aplicado o teste qui-quadrado, visando a possibilidade de identificar possíveis associações entre rendimento acadêmico e as variáveis de satisfação acadêmica. O teste de independência foi aplicado a 35 variáveis, no qual em sua grande maioria, ou seja, em 34 das variáveis pesquisadas, aceitou a hipótese nula H0, onde não se encontrou evidências de associação com o rendimento acadêmico dos estudantes. A variável que diz respeito ao programa de apoio financeiro oferecido pela instituição foi a única variável que apontou evidência de associação com a média atribuída ao aspecto do rendimento acadêmico, dentre todas as outras pesquisadas. O estudo de novas variáveis no âmbito educacional, enriquece ainda mais a maneira como a educação contribui no avanço da sociedade, dessa forma, a educação tende a aprimorar o desenvolvimento dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract Education has never been more important than these days. The world has been growing rapidly bringing with it several changes, among them the way the process of education is being treated in its dynamic process of construction. With the increasing desire to seek knowledge, many students seek to specialize from higher education, however, not always these students complete the course, which makes us question what factors can intervene to make this happen. The objective of this work was to investigate how satisfaction is associated with the academic performance of the students of the UFCG Management Course at Campus Sousa. This study consisted of a quantitative research of exploratory and descriptive character, whose data collection took on the basis of a previous research, which researched about the academic satisfaction. In order to obtain a more effective analysis and interpretation, the available data were organized in PivotTables in Excel, where the chi-square test was applied, aiming at the possibility of identifying possible associations between academic performance and variables of academic satisfaction. The independence test was applied to 35 variables, in which most of them, that is, in 34 of the variables studied, accepted the null hypothesis H0, in which no evidence of association with the students' academic performance was found. The variable related to the financial support program offered by the institution was the only variable that showed evidence of association with the average attributed to the aspect of academic performance, among all the others surveyed. The study of new variables in education, further enriches the way education contributes to the advancement of society, thus, education tends to improve students' development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13678
dc.date.accessioned 2020-08-03T11:50:56Z
dc.date.available 2020-08-03
dc.date.available 2020-08-03T11:50:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Rendimento Acadêmico pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Satisfaction pt_BR
dc.subject Academic Performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Dayane Abrantes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Satisfaction and academic performance of the students of the UFCG Administration - Campus Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Dayane Abrantes de. Satisfação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de Adminiistração da UFCG – Campus Sousa. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta