DSpace/Manakin Repository

Uma análise do ensino da física no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8526861144161441 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ATAÌDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee2 JAVIER, Luis Alberto Terrazos.
dc.contributor.referee3 Medeiros , Fabio Ferreira de.
dc.description.resumo O Ensino de Física term sido um tema gerador de discussões na Graduandos e Pós- Graduação, buscando transformações e melhorias na forma como vem sendo tratada e transmitida a Física na rede de ensino do pais. Buscando analisar como esta ocorrendo o ensino de Física e que formação tem os professores que estão ministrando a disciplina de Física no Ensino Médio, realizou-se uma pesquisa com os estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Centra de Educação e Saúde. Fez-se também, uma revisão literária sobre: a implantação do Ensino de Física no Brasil em seus diversos níveis; a formação de professores de Física; o trabalho docente e os desafios enfrentados pelos professores; e as metodologias de ensino. Em nossas analises percebemos algumas dificuldades nas formas de transmissão do conhecimento e no processo de ensino e aprendizagem, desde épocas remotas. A analise e interpretação dos dados demonstram que o Ensino de Física apesar de tantas propostas de reforma curricular, continua a ser ministrado em sua maioria, pelo método tradicional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem
dc.title Uma análise do ensino da física no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2011-12-06
dc.description.abstract Physics teaching has been a topic that generates discussions in undergraduate and graduate students, seeking transformations and improvements in the way Physics has been treated and transmitted in the country's education network. Seeking to analyze how the teaching of Physics is occurring and what training has the teachers who are teaching the subject of Physics in High School, a survey was conducted with students from the various undergraduate courses at the Federal University of Campina Grande - Education Center and Health. A literary review was also made on: the implementation of Physics Education in Brazil at its various levels; the formation of physics teachers; teaching work and the challenges faced by teachers; and teaching methodologies. In our analyzes, we noticed some difficulties in the ways of transmitting knowledge and in the teaching and learning process, since ancient times. The analysis and interpretation of the data demonstrate that the Physics Education, despite so many curricular reform proposals, continues to be taught mostly, by the traditional method.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13749
dc.date.accessioned 2020-08-04T22:21:48Z
dc.date.available 2020-08-04
dc.date.available 2020-08-04T22:21:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching methodologies pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Física
dc.subject Formación de profesores
dc.subject Metodologías de enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of physics teaching in high school. pt_BR
dc.title.alternative Un análisis de la enseñanza de la física en la escuela secundaria.
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Acassia Dafyne Silva. Uma análise do ensino da física no ensino médio. 2011. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La Enseñanza de la Física ha sido un tema que genera discusiones en Grados y Posgrados, buscando cambios y mejoras en la forma en que la Física ha sido tratada y transmitida en la red educativa del país. Buscando analizar cómo se está dando la enseñanza de la Física y qué formación tienen los docentes que están enseñando la disciplina de Física en la Enseñanza Media, se realizó una encuesta con estudiantes de los diversos cursos de graduación de la Universidad Federal de Campina Grande - Centro de Educación y Salud. También se realizó una revisión literaria sobre: ​​la implementación de la Enseñanza de la Física en Brasil en sus diversos niveles; la formación de profesores de Física; el trabajo docente y los desafíos que enfrentan los docentes; y metodologías de enseñanza. En nuestro análisis notamos algunas dificultades en las formas de transmisión del conocimiento y en el proceso de enseñanza y aprendizaje, desde la antigüedad. El análisis y la interpretación de los datos muestran que la Enseñanza de la Física, a pesar de tantas propuestas de reforma curricular, sigue siendo impartida mayoritariamente por el método tradicional.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta