dc.creator.ID |
SOARES, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5155766022676558 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
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dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos. |
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dc.contributor.referee3 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
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dc.description.resumo |
O Ensino de Química deve contribuir para o desenvolvimento dos processos por meio dos
quais o indivíduo construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,
isto e, com a Educação Ambiental. Visando isto, as atividades desta pesquisa voltaram-se aos
alunos do 3° ano do ensino médio da EEEMFMM da cidade de Damiao-PB, a fim de envolve-los
nas aulas de Química e na execução de atividades pedagógicas, relacionando essa
componente curricular com a Educação Ambiental, promovendo a discussão sobre a
responsabilidade e o papel social de cada cidadão no tocante aos cuidados com meio
ambiente, através de aulas explicativas e interativas, produção textual e de cartazes,
apresentação de seminários, atividades de campo, etc. Seguindo os objetivos do Ensino de
Química para o Ensino Médio, neste caso especificamente com relação a formação de
cidadãos conscientes, ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e a preservação do meio
ambiente, além de relacionar a química trabalhada em sala de aula com acontecimentos do
cotidiano. Evidenciando que a experimentação na escola média tem função pedagógica,
podendo ser realizada na sala de aula, a qual permite ao aluno a tomada de dados
significativos, com os quais possa verificar ou propor hipóteses explicativas. De acordo com
os questionários aplicados, 60% dos alunos afirmaram que a as aulas de Química
contribuíram muito com seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e mais de 50% se
consideraram protagonista na construção de seu conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química Ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do ensino de química para o desenvolvimento da educação ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-10 |
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dc.description.abstract |
The Chemistry Teaching should contribute to the development of processes by which the
individual build social values, knowledge, skills, attitudes and skills geared to the
conservation of the environment and of common use, that is, with Environmental Education.
Aiming at this, the activities of this research turned to the students of the 3rd year of high
school of EEEMFMM City Damiao-PB in order to involve them in chemistry class and
implementation of educational activities, relating this curricular component with
environmental education, promoting discussion about the responsibility and the social role of
every citizen regarding the care of environment, through explanatory and interactive classes,
textual production and posters, presentation seminars, field activities , etc. Following the
objectives of Chemistry Teaching for Secondary Education, in this case specifically with
regard to the formation of conscious citizens, the development of sustainable habits and the
preservation of the environment, and to relate the chemistry worked in the classroom with
everyday events. Showing that the trial in middle school has educational function and can be
performed in the classroom, which allows the student to making meaningful data with which
to verify or propose explanatory hypotheses. According to the questionnaires, 60% o f students
said that the chemistry classes contributed greatly to their knowledge of environmental
education and more than 50% were considered protagonist in the construction of their
knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13755 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-05T15:05:25Z |
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dc.date.available |
2020-08-05 |
|
dc.date.available |
2020-08-05T15:05:25Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Ações Educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Action |
pt_BR |
dc.subject |
Medio ambiente |
|
dc.subject |
Experimentación |
|
dc.subject |
Acciones Educativas |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Adione Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of teaching chemistry to the development of environmental education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aportes de la enseñanza de la química al desarrollo de la educación ambiental. |
|
dc.identifier.citation |
SOARES, Adione Silva. Contribuições do ensino de química para o desenvolvimento da educação ambiental. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Enseñanza de la Química debe contribuir al desarrollo de procesos a través de los cuales el individuo construya valores sociales, conocimientos, habilidades, actitudes y competencias encaminadas a la conservación del medio ambiente, un bien de uso común de las personas, es decir, con la Educación Ambiental. Con el objetivo de esto, las actividades de esta investigación fueron dirigidas a estudiantes del 3er año de la escuela secundaria de la EEEMFMM en la ciudad de Damiao-PB, con el fin de involucrarlos en las clases de Química y en la ejecución de actividades pedagógicas, relacionando este componente curricular con la Educación Ambiental, promoviendo la discusión sobre la responsabilidad y el rol social de cada ciudadano frente al cuidado del medio ambiente, a través de clases explicativas e interactivas, producción de textos y carteles, presentación de seminarios, actividades de campo, etc. Siguiendo los objetivos de la Enseñanza de la Química para la Secundaria, en este caso específicamente en cuanto a la formación de ciudadanos conscientes, el desarrollo de hábitos sustentables y la preservación del medio ambiente, además de relacionar la química trabajada en el aula con los hechos cotidianos. Evidenciando que la experimentación en el bachillerato tiene una función pedagógica, y se puede realizar en el salón de clases, lo que le permite al estudiante tomar datos significativos, con los cuales puede verificar o proponer hipótesis explicativas. De acuerdo con los cuestionarios aplicados, el 60% de los estudiantes manifestaron que las clases de Química aportaron mucho a su conocimiento sobre Educación Ambiental y más del 50% se consideraron protagonistas en la construcción de su conocimiento. |
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