dc.creator.ID |
SANTOS, C. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2810022610906322 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fabio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.description.resumo |
No presente trabalho buscamos com a analise da física envolvida na construção e execução
do violino, mostrar a ponte de ligação que ha entre Física e Musica. O violino, instrumento
que tem origem italiana, surgem possivelmente no seculo XV I como a evolução de três outros
instrumentos de cordas. Classificado como cordofone composto, possui uma caixa acústica
como parte integrada ao seu corpo. Esta caixa e preferencialmente construída com madeira,
devido obter-se uma melhor resposta acústica. Conhecer a estrutura de um instrumento
musical e de fundamental importância na compreensão do seu processo de produção sonora.
O violino por sua vez possui uma bela engenharia baseada em princípios físicos.
Dentre as propriedades do som, o timbre e a mais complexa no que diz respeito ao
entendimento do seu conceito, isso devido a composição harmônica de cada nota emitida
por um dado instrumento estar relacionada com as múltiplas ressonâncias durante o processo
de produção sonora. Em busca de uma melhor compreensão do conceito de timbre, em
particular o timbre do violino, foi feita uma analise do seu espectro sonoro quando o mesmo
produzia suas quatro notas principal. Como ferramenta para realização dessa atividade foi
utilizado o programa computacional Espectrograma 16.0, o qual fez a captação e analise do
comportamento dos harmônicos em um intervalo de frequência previamente definido. Com
o auxilio do Maple 12 (outro programa computacional) foi feita a representação e soma dos
harmônicos analisados como funções de onda, obtendo-se assim uma aproximação matemática
das formas de algumas das ondas produzidas pelo violino.
Baseando-se no que foi demostrado pelo físico e musico alemão Ernst Chladni (1756-1824),
foi feita analise dos modos normal de vibração de placas com geometria similar aos tampos
do violino, mas de diferentes material. Com a formação das chamadas Figuras de Chladni,
chegou-se a uma idealização do comportamento dos tampos de possíveis violinos de material
diferentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Análise |
pt_BR |
dc.title |
Análise Física do violino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-03 |
|
dc.description.abstract |
In the present work we seek with the analysis of the physics involved in the construction and execution
of the violin, show the bridge that exists between Physics and Music. The violin, instrument
which is of Italian origin, possibly appear in the 15th century as the evolution of three other
string instruments. Classified as a composite cordophone, it has a speaker
as part of your body. This box is preferably built with wood,
due to obtain a better acoustic response. Know the structure of an instrument
of fundamental importance in the understanding of its sound production process.
The violin in turn has beautiful engineering based on physical principles.
Among the sound properties, timbre and the most complex with respect to the
understanding of its concept, this due to the harmonic composition of each note issued
because a given instrument is related to the multiple resonances during the process
sound production. In search of a better understanding of the concept of timbre, in
particular the violin timbre, an analysis of its sound spectrum was made when it
it produced its four main notes. As a tool to carry out this activity,
the computer program Spectrogram 16.0 was used, which captured and analyzed the
harmonic behavior over a previously defined frequency range. With
the help of Maple 12 (another computer program) was made the representation and sum of the
harmonics analyzed as wave functions, thus obtaining a mathematical approximation
of the shapes of some of the waves produced by the violin.
Based on what was demonstrated by the German physicist and musician Ernst Chladni (1756-1824),
analysis of the normal modes of vibration of plates with similar geometry to the tops was made
of the violin, but of different material. With the formation of the so-called Chladni Figures,
an idealization of the behavior of the tops of possible violins of material
many different. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13756 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-05T15:26:31Z |
|
dc.date.available |
2020-08-05 |
|
dc.date.available |
2020-08-05T15:26:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Violino |
pt_BR |
dc.subject |
Espectro sonoro |
pt_BR |
dc.subject |
Figuras de Chladni |
pt_BR |
dc.subject |
Violin |
pt_BR |
dc.subject |
Sound spectrum |
pt_BR |
dc.subject |
Chladni Figures |
pt_BR |
dc.subject |
Violín |
pt_BR |
dc.subject |
Espectro de sonido |
pt_BR |
dc.subject |
Chladni figuras |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, César Augusto Silva dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physical analysis of the violin. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis físico del violín. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, César Augusto Silva dos, Análise Física do violino. 2014. 96 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el presente trabajo, con el análisis de la física involucrada en la construcción y ejecución del violín, buscamos mostrar el vínculo entre Física y Música. El violín, instrumento de origen italiano, posiblemente apareció en el siglo XV como evolución de otros tres instrumentos de cuerda. Clasificado como cordófono compuesto, tiene una caja acústica como parte de su cuerpo. Esta caja es preferentemente de madera, para obtener una mejor respuesta acústica. Conocer la estructura de un instrumento musical es de fundamental importancia para comprender su proceso de producción sonora. El violín por su parte tiene una hermosa ingeniería basada en principios físicos. Entre las propiedades del sonido, el timbre es la más compleja para comprender su concepto, ya que la composición armónica de cada nota emitida por un determinado instrumento está relacionada con las múltiples resonancias durante el proceso de producción del sonido. En busca de una mejor comprensión del concepto de timbre, en particular del timbre del violín, se hizo un análisis de su espectro sonoro cuando produce sus cuatro notas principales. Como herramienta para realizar esta actividad se utilizó el programa informático Spectrogram 16.0, el cual capturó y analizó el comportamiento de los armónicos en un rango de frecuencia previamente definido. Con la ayuda de Maple 12 (otro programa informático) se realizó la representación y suma de los armónicos analizados como funciones de onda, obteniendo así una aproximación matemática de las formas de algunas de las ondas producidas por el violín. Con base en lo demostrado por el físico y músico alemán Ernst Chladni (1756-1824), se realizó un análisis de los modos normales de vibración de placas con geometría similar a las tapas de violín, pero de diferentes materiales. Con la formación de las denominadas Figuras de Chladni se llegó a una idealización del comportamiento de las tapas de posibles violines de diferentes materiales. |
|