DSpace/Manakin Repository

Alguns dados estatísticos da situação acadêmica das turmas do Curso de Licenciatura em Física do campus Cuité de 2006 a 2014.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6944167738404955 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Joseclésio Dutra.
dc.contributor.referee3 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.referee4 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta um estudo elaborado com base em documentos da coordenação do curso de Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no período de fevereiro a novembro de 2014. Estes documentos compreendem os cadastros e históricos acadêmicos das turmas que ingressaram no curso entre os anos de 2006 e 2014. Através da análise desses documentos, vamos realizar uma estatística simples para revelar o número de alunos ingressantes, tanto do sexo masculino, como do sexo feminino, suas origens e faixa etária, e principalmente, a situação acadêmica de cada turma. Temos o objetivo de apresentar uma visão simples da dinâmica desse corpo discente a partir da sua situação acadêmica, para mostrar o que aconteceu com estes alunos, se estão ativos ou inativos, sem nos determos nas causas que fizeram o aluno evadir-se. Quando comparamos os nossos resultados com de outras Instituições de Ensino Superior, verificamos que os números referentes aos ingressos e egressos, tanto masculinos, como femininos, são similares. Apenas 12% do alunado ingressante consegue concluir o curso. Ha também um dado no nosso curso de Licenciatura em Física quanto ao número de ingressantes do sexo masculino e feminino que chama a atenção: apesar de, ver-se uma crescente presença feminina, ainda e pouca a quantidade de mulheres que ingressam e conseguem terminar o curso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Alguns dados estatísticos da situação acadêmica das turmas do Curso de Licenciatura em Física do campus Cuité de 2006 a 2014. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-28
dc.description.abstract This work presents a study prepared based on documents of coordinating the of course of graduation in Licenciatura em Fisica in Centro de Educagao e Saude of the Universidade Federal de Campina Grande conducted from February to November 2014. These documents include the records and academic historicals the classes who entered the course between the years 2006 and 2014. The analysis of these documents, we will carry out a simple statistic to reveal the number of students, both male and female, their origins and age, and especially the academic standing of each class. We aim to present a simple dynamic view in the course of this student group from its academic standing, to show what happened to these students, whether they are active or inactive, without us detain the reasons given for student to evade. When we compare our results with other institutions of higher education, we see that the figures for undergraduates and graduates, both male, and female, are similar. Only 12% of the student group get complete the course. There is also a given in our course of Licenciatura em Fisica on the number of entrants male and female that stands out, though, seen a growing female presence is still little the number of women who enter and manage to finish course. KEYWORDS: Degree in Physics, Evasion, Expansion of Universities, Income School. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13776
dc.date.accessioned 2020-08-06T12:57:15Z
dc.date.available 2020-08-06
dc.date.available 2020-08-06T12:57:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Licenciatura em física pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Expansão das universidades pt_BR
dc.subject Rendimento escolar pt_BR
dc.subject Degree in physics
dc.subject Dropout
dc.subject Expansion of universities
dc.subject School performance
dc.subject Evasión
dc.subject Expansión de universidades
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Jabes da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Some statistical data of the academic situation of the classes of the Degree Course in Physics at the Cuité campus from 2006 to 2014. pt_BR
dc.title.alternative Algunos datos estadísticos sobre la situación académica de las clases de la Licenciatura en Física en el campus de Cuité de 2006 a 2014.
dc.identifier.citation COSTA, Jabes da Silva. Alguns dados estatísticos da situação acadêmica das turmas do Curso de Licenciatura em Física do campus Cuité de 2006 a 2014. 2015. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo presenta un estudio basado en documentos de la coordinación de la Licenciatura en Física del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, realizada de febrero a noviembre de 2014. Estos documentos comprenden las actas y expedientes académicos de las clases que ingresaron al curso entre 2006 y 2014. A través del análisis de estos documentos, realizaremos una sencilla estadística para revelar el número de nuevos alumnos, tanto hombres como mujeres, su procedencia y grupo de edad, y principalmente, la situación académica de cada promoción. . Pretendemos presentar una visión sencilla de la dinámica de este estudiantado desde su situación académica, para mostrar lo que pasó con estos estudiantes, ya sean activos o inactivos, sin detenernos en las causas que provocaron la deserción estudiantil. Cuando comparamos nuestros resultados con los de otras Instituciones de Educación Superior, vemos que las cifras referentes a ingresos y egresados, tanto hombres como mujeres, son similares. Solo el 12% de los estudiantes entrantes logran completar el curso. También hay un dato en nuestra carrera de Licenciatura en Física en cuanto a la cantidad de ingresantes masculinos y femeninos que llama la atención: a pesar de que hay una presencia femenina creciente, todavía hay un número reducido de mujeres que ingresan y logran completar la carrera.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta