DSpace/Manakin Repository

Contribuições do subprojeto de licenciatura em física PIBID/UFCG/2011 para a formação do docente em física.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2451947820323558 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Batista da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 pt_BR
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee3 DANTAS, Joseclésio Dutra.
dc.description.resumo No presente trabalho, investigamos quais as contribuições que o Subprojeto de Licenciatura em Física PIBED/UFCG/2011 trouxe para a formação inicial da docência, dos alunos bolsistas que participam atualmente do PIBID/FISICA do campus de Cuité - PB. Baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa buscou-se através de um questionário semiestruturado obter informações junto aos alunos bolsistas vinculados ao Subprojeto de Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde - CES. Investigar as ações do Subprojeto PIBID/FISICA tem proporcionado, a esses alunos bolsistas, uma reflexão sobre a sua pratica docente como futuro professor de Física. O estudo nos revela que a inserção dos licenciados logo nos primeiros anos de curso no seu futuro ambiente de trabalho tem proporcionado a esses alunos a oportunidade de vivenciar todo o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação básica e contribuído para uma maior reflexão sobre as práticas pedagógicas. A pesquisa revela também que houve mudanças positivas e significativas na forma de pensar dos respondentes sobre a profissão docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física Geral pt_BR
dc.title Contribuições do subprojeto de licenciatura em física PIBID/UFCG/2011 para a formação do docente em física. pt_BR
dc.date.issued 2013-05-09
dc.description.abstract In this work, we investigate what contributions the Subproject Degree in Physics PIBID/UFCG/2011 has brought to the initial training of teaching, the scholarship students currently participating in the PIBID / PHYSICS campus of Cuite. Based on a qualitative and quantitative approach was sought through a semi-structured questionnaire to obtain information related to scholarship students Subproject Degree in Physical Centro de Educacao e Saude - CES, the extent to which the actions of the Subproject PIBID / PHYSICAL has provided , these scholarship students, a reflection on their teaching practice as future teachers of physics. The study reveals that the inclusion of undergraduates in their first years of travel in your future work environment, has provided these students the opportunity to experience the whole process of teaching and learning in the context of basic education and contributed to greater reflection on pedagogical practices. The survey also reveals that there were significant and positive changes in the thinking of the respondents about the teaching profession. Keywords - Lender granduate Couse in Physics, PIBID / PHYSICS, Teaching and Learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13782
dc.date.accessioned 2020-08-06T14:07:32Z
dc.date.available 2020-08-06
dc.date.available 2020-08-06T14:07:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Licenciatura em Física pt_BR
dc.subject PIBID/FÍSICA pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Degree in Physics
dc.subject PIBID / PHYSICS
dc.subject Enseñando y aprendiendo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Carolina Souto dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the subproject of undergraduate degree in Physics PIBID / UFCG / 2011 for teacher training in Physics. pt_BR
dc.title.alternative Aportes del Subproyecto de Licenciatura en Física PIBID/UFCG/2011 para la formación de docentes en física.
dc.identifier.citation SANTOS, Carolina Souto dos. Contribuições do subprojeto de licenciatura em física PIBID/UFCG/2011 para a formação do docente em física. 2013. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen En el presente trabajo, investigamos las contribuciones que el Subproyecto de Licenciatura en Física PIBED/UFCG/2011 trajo para la formación inicial de docentes, de los becarios que actualmente participan del PIBID/FISICA del campus de Cuité - PB. Con base en un enfoque cualitativo y cuantitativo, se buscó a través de un cuestionario semiestructurado obtener información de los becarios vinculados al Subproyecto de Licenciatura en Física del Centro de Educación y Salud - CES. Investigar las acciones del Subproyecto PIBID/FISICA ha proporcionado a estos becarios una reflexión sobre su práctica docente como futuros profesores de Física. El estudio revela que la inserción de los egresados ​​en los primeros años de la carrera en su futuro ámbito laboral ha brindado a estos estudiantes la oportunidad de vivenciar todo el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ámbito de la educación básica y ha contribuido a una mayor reflexión sobre lo pedagógico. practicas La encuesta también revela que ha habido cambios positivos y significativos en la forma en que los encuestados piensan sobre la profesión docente.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta