Repositorio Dspace/Manakin

Os "novos" santos de calças jeans?: competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa de Campina Grande-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID TAVARES, A. S. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1904246614369254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.referee2 GUSMÃO, Eduardo Henrique Araújo de.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivos (1) colocar sob exame os pressupostos analíticos de Berger (1985) e de Guerra (2000), mais precisamente seu Paradigma da Semelhança, segundo o qual instituições religiosas operando em uma situação de mercado religioso, na medida em que competem pelos mesmos segmentos de consumidores, tendem a assemelhar uma parte significativa de seus modelos de religiosidade; (2) estudar o lado da demanda dos católicos, analisando o consumo que estes fazem - os que viveram os modelos anteriores de Igreja Católica, agora vivenciando esse novo “modo de ser” católico, e os que já nasceram nesse modelo assemelhado de igreja - dos produtos semelhantes observados, compreendendo o consumo a partir das apropriações práticas que os fiéis fazem daquilo que consomem. Nossa metodologia consistiu da comparação de sites de uma amostra de Paróquias da Diocese de Campina Grande - PB com os sites de uma amostra de igrejas neopentecostais da mesma cidade, verificando o que vem se assemelhando em termos do que oferecem enquanto atividades religiosas. Além disso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não aleatória de fiéis católicos, estratificados por idade e paróquias cujos sites foram analisados, como acima indicado. Dentre as nossas conclusões, destacamos a confirmação das proposições gerais do Paradigma da Semelhança, no caso estudado, no qual se verificou a assemelhação de produtos oferecidos para o segmento dos jovens pelas paróquias da IC e pelas igrejas evangélicas analisadas. Ainda destacamos que os fiéis católicos mais jovens que entrevistamos demonstram maior adaptabilidade a esse novo modo de ser da Igreja Católica, já que os eventos tornaram-se uma forma de “entretenimento sagrado”, enquanto os mais velhos demonstraram certo desconhecimento das atividades assemelhadas que encontramos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Os "novos" santos de calças jeans?: competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-02
dc.description.abstract The present study aims to (1) bring into focus the analytical assumptions of Berger (1985) and Guerra (2000) about the religious market dynamics, more precisely its Similarity Paradigm, whereby religious institutions operating in a situation of religious market, insofar competing for the same consumer segments, tend to resemble a significant part of their models of religiosity; (2) study the demand side of the Catholics, analyzing the consumption that they make - those who lived through the previous models of the Catholic Church, now experiencing this new "way of being" Catholic, and those who were born in this model of resembled Church – of similar products observed, understanding the consumption from the practical aprropriations consumers do of that they consume. Our methodology consisted of the comparison of a non-randomized sample of Catholic Parishes from the Diocese of Campina Grande (Paraiba State) sites with a nonrandomized sample of neo-Pentecostal churches sites in the same town, checking out what comes resembling in terms of that they offer as religious activities. In addition, we conducted semi-structured interviews with a nonrandomized sample of Catholics parishioners, stratified by age and parishes whose sites were analyzed as described above. Among our findings, we highlight the confirmation of the general propositions of the Paradigm of Similarity, in the case studied, which revealed the resemblance between products offered to the segment of young people by the IC parishes and evangelical churches analyzed. We also highlight that younger Catholics we interviewed demonstrate greater adaptability to this new way of being of the Catholic Church, as the events have become a form of "sacred entertainment", while the olderones showed a certain lack of knowledge about the similar activities we found out. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/137
dc.date.accessioned 2017-11-20T14:20:18Z
dc.date.available 2017-11-20
dc.date.available 2017-11-20T14:20:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Consumo Religioso pt_BR
dc.subject Mercado Religioso pt_BR
dc.subject Paradigma da Semelhança pt_BR
dc.subject Instituições Religiosas pt_BR
dc.subject Religiosidade - Campina Grande pt_BR
dc.subject Igreja Católica - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Jovens Católicos pt_BR
dc.subject Religious Market Model pt_BR
dc.subject Paradigm of Similarity pt_BR
dc.subject Religious Consumption pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Anderson Severino de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Anderson Severino de Oliveira. Os "novos" santos de calças jeans?: competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa de Campina Grande-PB. (Dissertação de Mestrado) 97 f. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/137 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta