Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MACIEL, Eliane Meneses.
dc.description.resumo A prática de alfabetização baseia-se na linha construtiva, estando de acordo com a realidade dos educandos, ao que contradiz com a atual alfabetização que se preocupa apenas em fixar sílabas ou letras estudadas sem a percepção da criança nesta atividade. No entanto esse trabalho mecânico traz a necessidade de trabalhar na linha construtiva, que vem acompanhada de uma fácil compreensão aos conhecimentos dos alunos através de materiais didáticos enriquecedor e conteúdos elaborados pelo educador. A linha do construtivismo e caracterizada pela criação de um ambiente rico de materiais (sucatas) e de atos de leitura e escrita, ao que estando de acordo com a necessidade do aluno, seja esta de classe alta ou média no seu ambiente familiar. Esse método é utilizado para melhor enriquecer o nível de aprendizagem da criança, pois despertando assim a sua criatividade, fazendo produções originais num ambiente motivador expostos aos desafios propostos pelo educador. O objetivo deste relatório é descrever de uma forma sucinta um trabalho realizado como estágio no período de 16 a 03 de setembro do corrente ano, em conjunto, com seriedade e total responsabilidade, com uma finalidade de trabalhar deixando propostas de uma luta para melhorias de ensino, e com a preocupação de repensar um objetivo que esteja ligado a conteúdo programático, e que possa então serem utilizados para que as crianças avancem no seu nível de aprendizagem. Isso contando apenas com 15 dias de estágio com o desejo de alcançar esses fins. O referido estágio da prática de alfabetização foi realizada em uma das escolas municipais, mantida pela prefeitura da cidade de Cajazeiras, tendo como nome Escola Municipal de 1º e 2° graus Professor Crispim Coelho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório da prática de alfabetização. pt_BR
dc.date.issued 1993-09
dc.description.abstract The practice of literacy is based on the constructive line, being in accordance with the reality of the students, which contradicts with the current literacy that is only concerned with fixing studied syllables or letters without the child's perception in this activity. However, this mechanical work brings the need to work in the constructive line, which is accompanied by an easy understanding of the students' knowledge through enriching didactic materials and contents prepared by the educator. The line of constructivism is characterized by the creation of an environment rich in materials (scraps) and acts of reading and writing, according to the needs of the student, be it upper or middle class in their family environment. This method is used to better enrich the child's level of learning, thus awakening their creativity, making original productions in a motivating environment exposed to the challenges proposed by the educator. The purpose of this report is to describe in a succinct way a work carried out as an internship in the period from 16 to 03 September of the current year, together, with seriousness and total responsibility, with the purpose of working leaving proposals for a fight for teaching improvements , and with the concern to rethink an objective that is linked to programmatic content, and that can then be used so that children advance in their level of learning. That counting only with 15 days of internship with the desire to reach those ends. The referred stage of literacy practice was held in one of the municipal schools, maintained by the city hall of the city of Cajazeiras, with the name of the Municipal School of 1st and 2nd degrees Professor Crispim Coelho. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13813
dc.date.accessioned 2020-08-06T22:57:31Z
dc.date.available 2020-08-06
dc.date.available 2020-08-06T22:57:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Construtivismo pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Constructivism pt_BR
dc.subject Reading and Writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisca Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practice report. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisca Gomes da. Relatório da prática de alfabetização. 1993. 96f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta