DSpace/Manakin Repository

O Lixo como tema gerador para construção de competências e habilidades no ensino médio: desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública de Barra de Santa Rosa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6217747485730953 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULA, José Carlos de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID PAULA, J. C. de F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1070998406032540 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Manoel Marcelino da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7764944955510002 pt_BR
dc.contributor.referee3 SILVA, Paulo Sergio Gomes da.
dc.contributor.referee4 SILVA, Thiago Pereira da.
dc.description.resumo A educação ambiental tem sido um tema transversal bastante discutido e implementado dentro do currículo escolar, contribuindo para desenvolver uma consciência crítica em torno dos problemas ambientais vivenciados dentro do contexto da comunidade escolar. Neste sentido, trabalhar o tema lixo no contexto da educação ambiental, contribuirá para a construção de competências e habilidades necessárias para a aprendizagem dos conceitos científicos em articulação com as questões ambientais, na tentativa de encontrar soluções para os problemas vivenciados no contexto sociocultural do aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir uma proposta de ensino para trabalhar o tema gerador lixo numa perspectiva interdisciplinar utilizando a pedagogia de ensino por projeto numa escola pública da cidade de Barra de Santa Rosa - PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 25 alunos do ensino médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários direcionados aos alunos, seus familiares e administração pública municipal. Os resultados parciais deste trabalho revelam que os alunos percebem a relação entre bem estar ambiental e rendimento escolar, contudo não apresentam atitudes condicentes com essa percepção. Com relação às aulas os alunos mostraram interesse nas aulas de filosofia com temas sobre ética ambiental e sociedade, e nas aulas de química a abordagem sobre o tema ambiental e a prática de obtenção de um plástico ecológico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química Ambiental pt_BR
dc.title O Lixo como tema gerador para construção de competências e habilidades no ensino médio: desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Environmental education has been a cross-cutting topic that has been widely discussed and implemented within the school curriculum, contributing to develop a critical awareness of the environmental problems experienced within the context of the school community. In this sense, working on the theme of waste in the context of environmental education will contribute to the construction of skills and abilities necessary to learn scientific concepts in articulation with environmental issues, in an attempt to find solutions to the problems experienced in the socio-cultural context of the student. This research aims to build a teaching proposal to work on the topic of waste generation in an interdisciplinary perspective using the pedagogy of teaching by project in a public school in the city of Barra de Santa Rosa - PB. This is an action research of a qualitative nature. The target audience was 25 high school students. As a data collection instmment, questionnaires were applied to students, their families and municipal public administration. The partial results of this work reveal that students perceive the relationship between environmental well-being and school performance, however, they do not present attitudes that are consistent with this perception. Regarding the classes, the students showed an interest in philosophy classes with topics on environmental ethics and society, and in the classes of chemistry the approach on the environmental theme and the practice of obtaining an ecological plastic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13836
dc.date.accessioned 2020-08-07T15:10:17Z
dc.date.available 2020-08-07
dc.date.available 2020-08-07T15:10:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lixo pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Garbage pt_BR
dc.subject Citizenry pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Basura
dc.subject Ciudadanía
dc.subject Educación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Adenilza Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Garbage as a generator for the construction of skills and abilities in high school: development of an interdisciplinary proposal in a public school in Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative La basura como tema generador de construcción de competencias y habilidades en la enseñanza media: desarrollo de una propuesta interdisciplinaria en una escuela pública de Barra de Santa Rosa - PB.
dc.identifier.citation SOUSA, Adenilza Silva. O Lixo como tema gerador para construção de competências e habilidades no ensino médio: desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública de Barra de Santa Rosa - PB. 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La educación ambiental ha sido un tema transversal que ha sido ampliamente discutido e implementado dentro del currículo escolar, ayudando a desarrollar una conciencia crítica de los problemas ambientales vividos en el contexto de la comunidad escolar. En este sentido, trabajar el tema de la basura en el contexto de la educación ambiental contribuirá a la construcción de habilidades y destrezas necesarias para el aprendizaje de conceptos científicos en relación con los temas ambientales, en un intento de encontrar soluciones a los problemas vividos en el medio ambiente. contexto sociocultural del estudiante. Este trabajo de investigación tiene como objetivo construir una propuesta didáctica para trabajar el tema generador de basura en una perspectiva interdisciplinaria utilizando la pedagogía de la enseñanza por proyecto en una escuela pública de la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB. Se trata de una investigación acción de carácter cualitativo. El público objetivo fueron 25 estudiantes de secundaria. Como instrumento de recolección de datos se aplicaron cuestionarios a los estudiantes, sus familias y la administración pública municipal. Los resultados parciales de este trabajo revelan que los estudiantes perciben la relación entre el bienestar ambiental y el rendimiento escolar, sin embargo, no presentan actitudes acordes con esta percepción. En cuanto a las clases, los alumnos mostraron interés en las clases de filosofía con temas sobre ética ambiental y sociedad, y en las clases de química, el abordaje del tema ambiental y la práctica de obtención de un plástico ecológico.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta