dc.creator.ID |
SOUSA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6217747485730953 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAULA, José Carlos de Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PAULA, J. C. de F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1070998406032540 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Manoel Marcelino da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7764944955510002 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Paulo Sergio Gomes da. |
|
dc.contributor.referee4 |
SILVA, Thiago Pereira da. |
|
dc.description.resumo |
A educação ambiental tem sido um tema transversal bastante discutido e implementado dentro
do currículo escolar, contribuindo para desenvolver uma consciência crítica em torno dos
problemas ambientais vivenciados dentro do contexto da comunidade escolar. Neste sentido,
trabalhar o tema lixo no contexto da educação ambiental, contribuirá para a construção de
competências e habilidades necessárias para a aprendizagem dos conceitos científicos em
articulação com as questões ambientais, na tentativa de encontrar soluções para os problemas
vivenciados no contexto sociocultural do aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo
construir uma proposta de ensino para trabalhar o tema gerador lixo numa perspectiva
interdisciplinar utilizando a pedagogia de ensino por projeto numa escola pública da cidade de
Barra de Santa Rosa - PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público
alvo foram 25 alunos do ensino médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados
questionários direcionados aos alunos, seus familiares e administração pública municipal. Os
resultados parciais deste trabalho revelam que os alunos percebem a relação entre bem estar
ambiental e rendimento escolar, contudo não apresentam atitudes condicentes com essa
percepção. Com relação às aulas os alunos mostraram interesse nas aulas de filosofia com
temas sobre ética ambiental e sociedade, e nas aulas de química a abordagem sobre o tema
ambiental e a prática de obtenção de um plástico ecológico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química Ambiental |
pt_BR |
dc.title |
O Lixo como tema gerador para construção de competências e habilidades no ensino médio: desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública de Barra de Santa Rosa - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Environmental education has been a cross-cutting topic that has been widely discussed and
implemented within the school curriculum, contributing to develop a critical awareness of the
environmental problems experienced within the context of the school community. In this
sense, working on the theme of waste in the context of environmental education will
contribute to the construction of skills and abilities necessary to learn scientific concepts in
articulation with environmental issues, in an attempt to find solutions to the problems
experienced in the socio-cultural context of the student. This research aims to build a teaching
proposal to work on the topic of waste generation in an interdisciplinary perspective using the
pedagogy of teaching by project in a public school in the city of Barra de Santa Rosa - PB.
This is an action research of a qualitative nature. The target audience was 25 high school
students. As a data collection instmment, questionnaires were applied to students, their
families and municipal public administration. The partial results of this work reveal that
students perceive the relationship between environmental well-being and school performance,
however, they do not present attitudes that are consistent with this perception. Regarding the
classes, the students showed an interest in philosophy classes with topics on environmental
ethics and society, and in the classes of chemistry the approach on the environmental theme
and the practice of obtaining an ecological plastic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13836 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-07T15:10:17Z |
|
dc.date.available |
2020-08-07 |
|
dc.date.available |
2020-08-07T15:10:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lixo |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Garbage |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenry |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Basura |
|
dc.subject |
Ciudadanía |
|
dc.subject |
Educación ambiental |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Adenilza Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Garbage as a generator for the construction of skills and abilities in high school: development of an interdisciplinary proposal in a public school in Barra de Santa Rosa - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La basura como tema generador de construcción de competencias y habilidades en la enseñanza media: desarrollo de una propuesta interdisciplinaria en una escuela pública de Barra de Santa Rosa - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SOUSA, Adenilza Silva. O Lixo como tema gerador para construção de competências e habilidades no ensino médio: desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública de Barra de Santa Rosa - PB. 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación ambiental ha sido un tema transversal que ha sido ampliamente discutido e implementado dentro del currículo escolar, ayudando a desarrollar una conciencia crítica de los problemas ambientales vividos en el contexto de la comunidad escolar. En este sentido, trabajar el tema de la basura en el contexto de la educación ambiental contribuirá a la construcción de habilidades y destrezas necesarias para el aprendizaje de conceptos científicos en relación con los temas ambientales, en un intento de encontrar soluciones a los problemas vividos en el medio ambiente. contexto sociocultural del estudiante. Este trabajo de investigación tiene como objetivo construir una propuesta didáctica para trabajar el tema generador de basura en una perspectiva interdisciplinaria utilizando la pedagogía de la enseñanza por proyecto en una escuela pública de la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB. Se trata de una investigación acción de carácter cualitativo. El público objetivo fueron 25 estudiantes de secundaria. Como instrumento de recolección de datos se aplicaron cuestionarios a los estudiantes, sus familias y la administración pública municipal. Los resultados parciales de este trabajo revelan que los estudiantes perciben la relación entre el bienestar ambiental y el rendimiento escolar, sin embargo, no presentan actitudes acordes con esta percepción. En cuanto a las clases, los alumnos mostraron interés en las clases de filosofía con temas sobre ética ambiental y sociedad, y en las clases de química, el abordaje del tema ambiental y la práctica de obtención de un plástico ecológico. |
|